Uma campanha eleitoral que custou menos de US$ 1 milhão!


Em seu discurso na abertura do Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça, o presidente Jair Bolsonaro disse que sua campanha eleitoral custou menos de 1 milhão de dólares. Deve ter sido um dado espantoso para as autoridades estrangeiras ali presentes. Para nós brasileiros, não é novidade, sabemos inclusive que sobraram recursos no caixa da campanha, que o presidente tentou doar, sem sucesso, para a Santa Casa de Juiz de Fora, que o atendeu após ter sido esfaqueado. E a campanha do presidente Jair Bolsonaro não foi a única a ter um orçamento baixo. A candidatura de João Amoedo, também teve um baixo orçamento e, inclusive, não utilizou fundos públicos.

Eu chamo a atenção para o financiamento das campanhas políticas. Por decisão do Supremo Tribunal Eleitoral, as empresas foram proibidas de efetuar doações para campanhas eleitorais, sendo permitido somente doações de pessoas físicas. Além das doações, os partidos dispõem dos recursos oriundos do financiamento público de campanha, para custear sua participação no processo eleitoral.

Com a evolução dos meios de comunicação e o advento das redes sociais, eu acredito que financiar campanhas eleitorais com recursos do orçamento do governo é um grande desperdício de dinheiro público. É possível aos candidatos usar as redes sociais para expor suas propostas e manter contato com os eleitores. Além disso, ao usar as redes sociais, os recursos obtidos através de doações de pessoas físicas, são suficientes para custear a campanha!

Sou contra o uso de dinheiro público para financiar campanhas políticas, primeiro porque considero um desperdício do dinheiro público, já que há outras formas de se obter os recursos necessários para tal, como citei acima. Segundo, porque o dinheiro usado para abastecer os fundos públicos que financiam campanhas políticas provém de dinheiro dos nossos impostos, ou seja, sou da Direita Conservadora Liberal mas os meus impostos ajudam a financiar a campanha de partidos de Esquerda que lutarão para impor ideias e projetos contrários àqueles que defendo! É um absurdo que meus impostos ajudem a financiar campanhas às quais não apoio! Que cada partido político busque recursos junto aos seus apoiadores, e que não sejamos obrigados a contribuir, ainda que indiretamente, para campanhas de nossos adversários!

Devemos lutar para que o dinheiro público não seja mais utilizado para financiar campanhas políticas! Que esse dinheiro seja gasto em outros projetos que tenham um maior benefício ao nosso povo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro