Nova tragédia em Minas Gerais


Depois da tragédia ocorrida em Mariana, quando uma barragem de rejeitos de mineração da empresa Samarco se rompeu, numa tragédia humana e ambiental, outra barragem se rompeu, agora na cidade de Brumadinho, também em Minas Gerais. O número de mortos infelizmente não pára de subir. O presidente Jair Bolsonaro rapidamente se pronunciou, enviando ministros para Minas Gerais, destacando militares para auxiliar nas buscas pelos desaparecidos e amparar os sobreviventes e desalojados. O presidente também montou um comitê de crise, e sobrevoou a região afetada, em companhia do governador de Minas Gerais.

Espero que o número de vítimas pare de subir e que os sobreviventes e desalojados recebam todo o amparo que necessitem neste momento tão difícil. Até onde pude acompanhar, o governo agiu de forma rápida, inclusive o presidente, às vésperas de passar por uma cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia que está usando desde o atentado que sofreu em Juiz de Fora, deixou de descansar, e mesmo tendo chegado há pouco tempo de Davos, onde participou do Fórum Econômico Mundial, logo se dirigiu a Minas Gerais.

Ainda não é o momento de pensar nos culpados pela tragédia, agora todos devem concentrar os esforços nas buscas pelos desaparecidos e no amparo aos sobreviventes. No tempo correto, aí sim, deverá ser apurada as responsabilidades. E espero que desta vez, os culpados sejam punidos, já que com relação ao caso de Mariana, até agora não houve condenados.

Mas já sabemos que os atuais governos federal e estadual não podem ser responsabilizados, já que não tem nem um mês que iniciaram. Esta tragédia aconteceu por negligência por parte da Companhia Vale do Rio Doce, proprietária da barragem que se rompeu. Aliás, a Samarco, empresa proprietária da barragem que rompeu em Mariana, é de propriedade da Vale e da BHP Billiton. Ou seja, é a segunda barragem da Vale que se rompe. Faltou manutenção, por parte da empresa, faltou fiscalização por parte dos entes públicos responsáveis. Que tudo seja apurado e que os culpados sejam exemplarmente punidos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro