A ministra Damares e o pé de goiaba


Logo após ser anunciada para o cargo de ministra do recém criado Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves se viu envolvida numa polêmica, quando um vídeo que mostra a ministra em um culto evangélico, onde a mesma afirmava ter visto Jesus em um pé de goiaba, quando tinha dez anos de idade, foi publicado nas redes sociais. A despeito do momento desesperador que a menina Damares viveu naquele momento citado no vídeo, já que ela afirma que pretendia cometer suicídio por ter sido abusada sexualmente, a imprensa e as redes sociais massacraram a ministra e ela virou motivo de piadas, chacotas e memes.

Ninguém na grande imprensa veio em socorro da ministra, pelo menos não vi nenhum jornalista ou comentarista relevante comentando a história de forma imparcial. Mesmo eu sendo evangélico, confesso que a princípio não gostei da ideia de ter uma pastora fazendo parte do ministério recém empossado. Isso porque acredito que o chamado pastoral é algo muito valioso e não deve ser colocado de lado ou trocado pela política. Também acredito que não se deve ter a ilusão de crer que é possível exercer as duas funções ao mesmo tempo, já que as considero incompatíveis. E também, as tribunas do governo não são lugares para pastores, da mesma forma que os púlpitos das igrejas não são lugares para políticos!

Não a considerava uma boa escolha e eu achava que era o ministério menos técnico do governo Bolsonaro. Mas mudei de ideia ao assistir a entrevista que a ministra Damares Alves concedeu à Globonews. Foi muito esclarecedora, e pude também conhecer melhor o perfil técnico da ministra. Acho que fui precipitado em meu julgamento inicial e agora vejo que a ministra possui um currículo que lhe dá condições de realizar um bom trabalho dentro do novo ministério. O tempo dirá!

Mas voltemos à polêmica do pé de goiaba! Me enoja ver como uma fala da ministra, num culto religioso, foi usada para ridicularizá-la e para atacar a sua capacidade intelectual e acadêmica para o exercício do cargo ao qual foi indicada. Mas ao mesmo tempo, como evangélico, eu entendo perfeitamente que as pessoas que nunca tiveram uma experiência espiritual com Jesus Cristo jamais consigam entender o valor daquela visão que a menina Damares teve! Esse é o ponto mais importante nesta história: foi uma experiência espiritual! Não é possível ser explicada racionalmente, pois só a pessoa que passou pela experiência sabe exatamente o que ocorreu e como ocorreu, e por mais que tente explicar para as pessoas, estas não conseguirão compreender plenamente, pois se trata de uma experiência individual! Qualquer pessoa que já tenha tido uma experiência espiritual ou transcendental, sabe que é algo que ocorre de forma única para cada pessoa, é uma experiência pessoal, que muitas vezes não pode ser entendida racionalmente. A própria Bíblia ensina que as coisas espirituais só são discernidas espiritualmente. Portanto, esperar que pessoas que sequer creem em Deus compreendam o valor do que aconteceu é esperar o impossível! Já que as pessoas que têm fé de verdade não agiriam desta maneira! 

E acho lamentável que tenham dado tanta ênfase a essa história, mas que não tenham percebido que essa visão impediu o suicídio da menina que foi violentada. Na minha opinião, a grande imprensa e esses lacradores da internet acabaram por violentar novamente a menina, ao desprezar e ridicularizar o momento que salvou a vida dela. Ao invés de se sensibilizar e se solidarizar com a vítima, ficaram do lado dos algozes! Como diz a Bíblia, no final dos tempos, o amor de muitos esfriaria (Mateus Cap. 24 vers. 12).     


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro