A Caixa-Preta do BNDES


Nesta sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou a lista de seus 50 maiores clientes tomadores de empréstimos. Na imprensa, a notícia circulou como sendo a tão esperada abertura da caixa-preta do BNDES, que inclusive foi prometida pelo presidente Jair Bolsonaro em sua campanha eleitoral, e tudo foi divulgado como se fosse o cumprimento de mais uma promessa de campanha.

Mas não foi nem a abertura da tal caixa-preta, nem cumprimento de promessa alguma! Como o próprio nome diz, é uma lista com os 50 maiores CLIENTES tomadores de empréstimos do banco. Não há nada de errado em tomar dinheiro emprestado do BNDES, até porque é para isso que o banco existe, para financiar empresas em dificuldades, ou que tenham projetos para expandir suas atividades. Tem que ficar claro que, só porque uma determinada empresa tomou um determinado valor emprestado do banco, não significa que haja alguma irregularidade!

Até porque uma das empresas listadas entre as primeiras é a Embraer, que se encontra em processo de fusão com a BOEING. Já pensou se, somente pelo fato de a Embraer constar desta lista, surgirem suspeitas sobre a empresa, levando a paralisação do processo de fusão? As coisas precisam ser feitas com cuidado!

Eu quero que a verdadeira caixa-preta do BNDES seja aberta, aquela que permitiu aos governos petistas financiar o porto de Mariel em Cuba, obras na Venezuela, e em várias ditaduras africanas. Recursos que poderiam ter sido investidos no Brasil, em sua infraestrutura, e em vários outros setores, mas que foram usados para ajudar países que, muitas vezes, nem pagaram o dinheiro que foi emprestado! É essa caixa-preta que deve ser aberta! Estou esperando, senhor presidente Bolsonaro!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro