A posse do presidente Bolsonaro


Embora a primeira vez que eu votei para presidente da república tenha sido nas eleições de 1994, a primeira cerimônia de posse que eu assisti foi a posse de Lula, em seu primeiro mandato, em 1o. de Janeiro de 2003. Mesmo detestando o PT e tendo torcido para que o Lula não ganhasse, assisti a cerimônia de posse ao vivo pela TV, aqui no Japão, porque tinha a maturidade de reconhecer que a partir daquele momento Lula seria também o meu presidente. E também, eu assisti a essa cerimônia, pelo seu valor histórico, já que foi a primeira vez depois da redemocratização, que um presidente eleito pelo povo passou a faixa presidencial a um sucessor também eleito pelo povo! Lembremos que Sarney era o vice de Tancredo, que tinha sido eleito indiretamente, pelo Colégio Eleitoral, Collor foi eleito pelo povo mas foi impedido e sucedido pelo seu vice Itamar Franco. Fernando Henrique Cardoso foi eleito pelo voto direto e passou a faixa presidencial a Lula, também eleito pelo voto direto.

Neste 1o. de Janeiro de 2019, vimos mais uma transição pacífica. Eu acho que é mais um momento histórico, quando se encerrou o ciclo de governos esquerdistas e se iniciou um governo de Direita. Como sou um amante da História, me considero um privilegiado por poder participar deste momento histórico! Os dois discursos de Bolsonaro, tanto o proferido no Congresso Nacional, como aquele proferido no parlatório do Palácio do Planalto, foram positivos, e se mostraram fiéis às ideias defendidas durante a campanha eleitoral.

Acho que a formação do ministério foi feita de forma muito boa, levando-se em consideração a capacidade técnica dos escolhidos. Não houve aqueles velhos esquemas e conchavos políticos. Acho que o novo governo tem tudo para dar certo, apesar de algumas falhas de comunicação ocorridas nos primeiros dias e uma certa lentidão na divulgação das propostas do governo. Mas vamos continuar acompanhando o trabalho do novo governo, e logo os novos congressistas também vão tomar posse e iniciar a nova legislatura. Estaremos de olho!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro