A prisão de Cesare Battisti



No sábado dia 12 de Janeiro, finalmente, o terrorista italiano Cesare Battisti foi preso na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Encerrou-se um vergonhoso capítulo na história recente da diplomacia e do governo brasileiro, que se recusou a cumprir um acordo de extradição vigente entre o Brasil e a Itália, transformando o país em um porto seguro para terroristas e outros criminosos. Foi uma vergonha, ver nossos dirigentes tratando criminosos como sendo cidadãos perseguidos politicamente. Outro fato vergonhoso, ao meu ver, foi o fato do Supremo Tribunal Federal ter julgado como sendo ilegal a concessão de autorização de permanência a Battisti, mas deixando a decisão final para o presidente da república, que na época era Lula. Este decidiu por autorizar a permanência de Battisti, ou seja, cometeu uma ilegalidade com a devida autorização da corte suprema do país! Uma vergonha!

Outra vergonha que passamos, como nação, foi agora no final de 2018, quando o STF finalmente resolveu cassar a liminar que impedia a extradição de Battisti. Logo após a cassação da liminar, o presidente Michel Temer assinou a autorização de extradição de Battisti, numa tentativa de consertar o fiasco diplomático. Mas foi tudo feito com tanto estardalhaço que permitiu que o terrorista fugisse. Felizmente, ele foi preso na Bolívia, que prontamente o entregou às autoridades italianas. O governo da Itália ainda teve a nobreza de agradecer ao empenho do governo brasileiro, apesar de toda a palhaçada e a lambança que fizemos neste caso!

Espero sinceramente que o governo brasileiro e a nossa diplomacia passem a ter uma postura mais séria, para que possamos deixar de ser uma republiqueta de bananas, ou um anão diplomático, como já fomos taxados há pouco tempo atrás. Nossa diplomacia já foi respeitada, ao ponto de o presidente brasileiro ser sempre o primeiro a discursar em todas as Assembleias Gerais das Nações Unidas. Isso não é por acaso, é uma deferência a nossa diplomacia, e temos que trabalhar para recuperar este respeito!

Cesare Battisti já está na Itália, cumprindo a pena de prisão perpétua pelos assassinatos que cometeu. Que apodreça lá!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro