As eleições presidenciais de 2018 - Parte 6


O dia do primeiro turno das eleições foi muito emocionante! Foi um dia também de reencontro, quando pude rever meu amigo Franklin, que me ajudou a suportar as mais de quatro horas de fila de espera para votar, com um ótimo bate papo, sobre política, história e vários outros assuntos! Temos várias idéias em comum, e ele é um incentivador deste trabalho que estou realizando aqui neste blog. 

Naquele dia, eu estava ansioso, pois seria a primeira vez que eu votaria desde 1994, eu nunca tinha usado a urna eletrônica e estava ansioso por usá-la! Também gostei muito de ver a quantidade de pessoas que compareceram na Universidade Chukyo, na cidade de Nagoya, onde foram realizadas as votações do primeiro turno, e ver todos discutindo animadamente sobre política, sobre os últimos acontecimentos do Brasil e sobre as expectativas para o futuro. Não vi nenhum petista, ou pelo menos, ninguém se manisfestou como tal, embora eu pense que se tinha algum simpatizante do PT ali, jamais se manifestaria, por temor da reação da imensa maioria de apoiadores de Bolsonaro ali presentes! Me lembro bem que logo que nós chegamos na universidade, encontramos uma família toda vestida com roupas de cores laranja, animadamente declarando o seu voto em Amoêdo, e me senti animado ao ver que outros também votariam nele independente do que diziam as pesquisas eleitorais! Também vi pessoas vestindo a camisa verde e amarelo da seleção brasileira, tinha um rapaz com a bandeira nacional! Foi emocionante participar deste evento cívico, mesmo estando do outro lado do mundo!

Depois da apuração das urnas, Bolsonaro venceu aqui no Japão. Foi para o segundo turno com Fernando Haddad do PT, acabando com a esperança de muitos que o pleito se resolvesse no primeiro turno. Neste ponto, já que só restavam duas alternativas, mesmo com ressalvas, decidi votar em Bolsonaro, pois jamais votaria em um candidato do PT (já escrevi antes que detesto o PT) e também não anularia meu voto nem votaria em branco. Eu queria exercer meu direito de escolha e fiz esta escolha mesmo não concordando totalmente com o candidato que escolhi. E por que fiz isso? Primeiro porque eu sei que não existe um candidato perfeito (nem mesmo o Amoêdo era perfeito ao meu ver), segundo porque abster-se de fazer escolhas num momento tão importante como este me colocaria à margem da História, e eu queria fazer parte dela, mesmo que eu viesse a me arrepender da minha escolha no futuro. Mas eu realmente tinha esperança que, vencendo Bolsonaro e a Direita e quebrando o domínio esquerdista que perdurou por tantos anos, eu finalmente veria meu país deixar de ser o país do futuro, para  se tornar um rico e próspero país do presente!

Dia do segundo turno, a votação desta vez foi realizada nas instalações do Consulado Geral do Brasil em Nagoya. A mudança foi necessária, porque tem brasileiro que insiste em carregar maus hábitos pra qualquer lugar que vá! Alguns brazucas desrespeitaram regras de estacionamento, deixaram lixo jogado em qualquer lugar, enfim, por causa do comportamento de alguns, as autoridades japonesas e a administração da Universidade Chukyo não permitiram o uso das instalações da universidade no segundo turno das eleições. Como no primeiro turno, a quantidade de pessoas era enorme, mas foi muito bom ver a participação das pessoas neste processo democrático. Votei em Bolsonaro, como planejado, mesmo com minhas ressalvas e fiquei aliviado quando saiu o resultado das eleições declarando a vitória de Jair Messias Bolsonaro. Terminava o reinado da esquerda e das políticas ideológicas que doutrinaram nosso povo durante tanto tempo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro