O Japão em contagem regressiva para o início do novo reinado

Imperador Akihito


O Japão está em contagem regressiva para a abdicação do imperador Akihito, prevista para o dia 30 de Abril, e a entronização do príncipe herdeiro Naruhito, como o novo imperador do Império do Sol Nascente. A decisão de abdicar ao Trono do Crisântemo, em vida, foi anunciada pelo imperador Akihito em Agosto de 2016. Como a Lei da Casa Imperial, que rege todos os aspectos ligados à Família Imperial, não prevê a abdicação, com o reinado se encerrando somente com a morte do monarca, foi necessária a aprovação de uma legislação especial, que permitisse a abdicação do imperador Akihito, que está com 85 anos, e alegou que sua saúde e idade avançada não permitem que ele exerça as suas funções da maneira esperada.

Imperador Akihito e Imperatriz Michiko

Na manhã de hoje, 1º de Abril de 2019, o governo divulgou o tão aguardado nome da nova era imperial, que terá início em 1º de Maio. No Japão, além do calendário gregoriano, é utilizado um calendário baseado no reinado dos imperadores, sendo que cada reinado corresponde a uma Era. A Era Heisei, a era atual, teve início em janeiro de 1989, quando o atual imperador Akihito, ascendeu ao trono, sucedendo ao seu pai, o imperador Hiroito. A ascensão de Akihito, marcou o início da Era Heisei, e determinou o fim da Era Showa, que iniciou em 1925, quando Hiroito ascendeu ao trono, encerrando quando da sua morte, em 1989. A partir de 1º de Maio de 2019, terá início a Era Reiwa, a 248ª Era, com a ascensão de Naruhito, o 126º imperador da linhagem dinástica mais antiga do mundo.

O porta-voz do Gabinete, Yoshihide Suga, anuncia
o nome da nova Era, Reiwa


Devido à cerimônia de entronização no novo imperador, o feriado de Golden Week, um feriado de uma semana, que faz parte do calendário anual japonês, excepcionalmente terá 10 dias este ano, para permitir aos súditos acompanhar a ascensão do novo imperador.

Príncipe Herdeiro Naruhito e a Princesa Masako
futuros imperadores do Japão

Príncipe Herdeiro Naruhito e a Princesa Masako
em trajes tradicionais

Em pé, o então Príncipe Herdeiro Akihito e a Princesa Michiko
Sentados, o Imperador Hirohito e a Imperatriz Nagako

É emocionante ter a oportunidade de acompanhar este momento histórico de perto. Quando o Imperador Akihito ascendeu ao Trono do Crisântemo, em 1989, eu nem sonhava em vir pro Japão. Hoje, depois de quase 23 anos vivendo aqui, poderei testemunhar as cerimônias tradicionais, que envolvem a entronização. Espero, um dia, poder testemunhar o mesmo no Brasil, quando voltarmos a ser um glorioso Império!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro