519 anos do Descobrimento do Brasil

Desembarque de Cabral em Porto Seguro
Tela de Oscar Pereira da Silva (1867-1939)

No dia 22 de Abril de 1500, a esquadra comandada pelo almirante português Pedro Alvares Cabral chegou em terras brasileiras. Batizada, naquele momento de Terra de Vera Cruz, teve a sua "descoberta" registrada de forma minuciosa em uma primorosa carta escrita pelo escrivão da frota, Pero Vaz de Caminha, ao rei de Portugal Dom Manuel I. Único pais das Américas, e talvez do mundo, a ter uma certidão de nascimento tão detalhada! A carta existe até hoje, e está guardada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa.

Não vou entrar no mérito se o Brasil foi descoberto ou se os portugueses já sabiam da sua existência antes do desembarque de Cabral em 1500. O que quero chamar a atenção neste curto texto é o fato de nossa data mais importante não ser um feriado nacional. Um dia antes, no dia 21 de Abril, comemora-se o dia de Tiradentes, suposto herói nacional, que teria lutado pela independência, e no dia seguinte ignoramos solenemente a data que deveria ser a nossa grande data nacional, ao lado do dia da independência, em 7 de Setembro.

Este é um exemplo de como querem manipular a nossa consciência, de como querem moldar nossas crenças pessoais e a maneira como vemos a nós mesmos como povo, como nação. Querem perpetuar o sentimento de povo vira-lata que impera em nossa sociedade, suprimindo toda informação que mostre a nossa rica história, que mostra que somos um grande povo, com raízes profundas nesta grande terra.

Temos que lutar pelo resgate da nossa verdadeira história, pelo resgate da nossa soberania cultural, pela nossa independência intelectual, e reconhecer a importância de uma data como o 22 de Abril é um dos primeiros passos nesta direção!

Feliz Aniversário Brasil! Viva o dia 22 de Abril!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro