Educação: Pilar principal da Democracia
Estamos na primeira quinzena do mês de Abril do ano de 2019, já no final da segunda década do século XXI. Temos observado a disseminação cada vez mais rápida da informação, e o surgimento e o crescimento de novas formas de comunicação entre as pessoas. Este blog é um exemplo disso, estou expondo as minhas opiniões através de um meio que me permite alcançar pessoas que estão do outro lado do planeta. Diante da velocidade com a qual as noticias chegam até nós, podemos criar a falsa impressão, que as pessoas de hoje tem muito mais conhecimento, e portanto, tem mais meios para crescer e evoluir como indivíduos, e como sociedade.
Mas todas estas informações e todas estas notícias que nos bombardeiam diariamente, de nada adiantarão, nada mudarão na vida das pessoas, se estas não tiverem condições de analisar tudo e reter aquilo que realmente seja útil, e que possa proporcionar ferramentas para amadurecimento intelectual e pessoal. E como conseguimos analisar tudo, discernir o que é bom e o que é ruim, o que nos proporciona crescimento e fortalecimento intelectual? Só através da Educação, conseguimos os meios para avaliar tudo o que ocorre ao nosso redor. Só com Educação, o cidadão pode desenvolver plenamente o seu potencial, como indivíduo. Só a Educação pode libertar a pessoa da ignorância que a aprisiona na mediocridade. Só a Educação abre as portas da prosperidade, para que as pessoas comuns possam atravessá-la para usufruir os frutos do seu próprio esforço.
E como anda a Educação no Brasil atual? Lamentavelmente, a Educação em nosso país foi relegada ao último plano. Estamos acompanhando a agonia do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, que desde a sua posse se mostrou totalmente incapaz para administrar um ministério com atribuições tão importantes, quanto abrangentes. O Ministério da Educação se tornou palco de disputas entre grupos ideológicos, que em nada estão contribuindo para a Educação do nosso povo. Espera-se que hoje, segunda-feira 8 de Abril, o presidente Jair Bolsonaro tome uma decisão definitiva sobre a questão envolvendo a demissão do ministro. Caso o presidente opte por mantê-lo, que então lhe seja dada a liberdade de formar a sua esquipe de trabalho, livre da interferência e da pressão de grupos de interesse ideológico.
A Educação é extremamente importante para o futuro do país, isto é um clichê. Sem educarmos adequadamente as nossas crianças, estaremos minando as bases futuras que sustentarão a nossa nação. Muitos defendem que a Educação, através das escolas, deve formar cidadãos. Eu discordo veementemente! A Educação deve formar indivíduos! Se o foco da Educação for formar cidadãos, isto implica necessariamente, uma Educação com viés ideológico, já que o objetivo é formar cidadãos para um Estado! Por isso sou contra uma Educação voltada para a formação de cidadãos.
Sou a favor de uma Educação que forme indivíduos. Para isto, é necessário que o sistema educacional não apenas ensine as disciplinas que formam um currículo escolar normal, mas é necessário que ensine os alunos a pensar! Que ensine os alunos a analisar fatos, a observar o que ocorre ao seu redor e a julgar o que está acontecendo, se é bom ou ruim, como isto os afeta, como se comportar diante dos acontecimentos. Enfim, precisamos de uma Educação que forme indivíduos capazes de pensar e fazer as suas escolhas por conta própria. Que sejam capazes de tomar decisões cientes das consequências descorrentes destas decisões, capazes de assumir a responsabilidade pelo que fazem e decidem.
Eu acredito que um indivíduo se torna um cidadão, quando este tem a plena capacidade de analisar, pensar, tomar decisões e fazer as suas escolhas. Só assim seremos independentes, enquanto indivíduos. A Educação liberta! Não é o Estado que liberta! Ao contrário, esta liberdade é justamente em relação ao Estado! Ou seja, a Educação, ao nos tornar indivíduos, ao nos ensinar a pensar e a tomar decisões, nos liberta do Estado, ao quebrar a nossa dependência do Estado, ao eliminar a necessidade da existência de um Estado que decide aquilo que é melhor para cada pessoa. A Educação nos dá a liberdade de conduzirmos nosso destino da maneira que acharmos melhor!
Por isso creio que a Educação é o pilar principal de sustentação da Democracia. Não existe verdadeira Democracia, enquanto tivermos um Estado que se encarrega de decidir no lugar no cidadão. E o cidadão não poderá tomar este poder de decisão das mãos do Estado sem uma boa Educação!
Um governo defensor da Democracia é aquele que luta por implantar uma Educação que ensina as pessoas a não depender do governo. O governo existe para fazer somente aquilo que as pessoas não puderem fazer por si mesmas. E, para que as pessoas sejam capazes de fazer as coisas por si mesmas, elas precisam de uma Educação que as ensine a pensar, a tomar decisões. A boa Educação mostra que a responsabilidade de cada pessoa é grande, que cada atitude tem consequências, que a vida em sociedade exige respeito ao espaço de cada indivíduo. Só a Educação pode ensinar estes valores, proporcionando o crescimento intelectual da nossa sociedade.
Precisamos valorizar a Educação! Se queremos ser uma grande nação, precisamos formar grandes pessoas! Sem pessoas intelectualmente maduras e capazes, jamais conseguiremos romper as correntes da miséria, intelectual e material, que nos prendem à necessidade de um Estado que nos tutele, como uma babá, nos tratando como eternas crianças incapazes!
Comentários
Postar um comentário
Comentários ofensivos serão excluídos!