Série: O país que eu quero! 5 - Saúde


A saúde humana é uma questão de suma importância, em qualquer lugar do mundo. Um indivíduo que não esteja gozando de plena saúde, nunca será capaz de desenvolver ao máximo o seu potencial e de quebra, sua contribuição para a sociedade ficará aquém do que poderia ser. Sem saúde, fica difícil estudar, trabalhar, cuidar da vida diária, e gera sofrimento físico e psicológico, não apenas aos enfermos, mas também àqueles que estão ao seu redor. 

Eu vejo a questão da Saúde como algo que vai além da necessidade de termos hospitais bem equipados e acessíveis à toda a população, e médicos bem preparados e valorizados. A Saúde envolve a Educação, a Infraestrutura, a Cidadania, o Meio Ambiente, a Agricultura, enfim, envolve muitas áreas, e deve ser olhada por vários ângulos diferentes, se quisermos dar respostas corretas às enormes demandas da área da Saúde.

No país que eu quero, o acesso à água tratada, ao serviço de coleta e tratamento de esgoto e coleta e tratamento de lixo, não deve ser um luxo restrito aos que vivem em grandes centros urbanos, mas deve ser realmente um direito de todo cidadão brasileiro. No país que eu quero o governo e a iniciativa privada investem os recursos necessários na infraestrutura de saneamento básico para que todos possam usufruir destes serviços. Ganham os cidadãos, que deixarão de padecer de doenças transmitidas pela água contaminada e pelo esgoto e o lixo que não são recolhidos de forma adequada. E ganha o meio ambiente! Um ambiente saudável é extremamente importante para que as pessoas vivam com saúde.

No país que eu quero, as pessoas são educadas a respeito de regras básicas de higiene e cuidados com a saúde. Sim, sabemos que muitas moléstias podem ser evitadas com a adoção de hábitos simples como lavar as mãos depois de usar o toalete, lavar os alimentos antes de consumi-los, escovar os dentes e tomar banho. Pode parecer estranho escrever estas coisas, mas infelizmente nem todas as pessoas tem estes hábitos arraigados em suas vidas cotidianas. E estes hábitos evitam muitas doenças, e evitam a transmissão de várias delas também. Só para citar um exemplo, vocês se lembram do falatório que o presidente Bolsonaro causou quando disse que os homens precisavam cuidar da higiene íntima, quando se referiu aos casos de amputação de pênis? Pois é, hábitos simples podem fazer a diferença em muitas situações. Por isso a Educação também é fundamental para que a Saúde seja usufruída por todos.

A educação não auxilia somente em relação aos hábitos básicos de higiene, mas ajuda as pessoas a desenvolver um senso de comunidade que ainda é baixo no Brasil. Jogar o lixo corretamente, usando as lixeiras e separando o que pode ser reciclado é algo que também influencia na área da saúde. Este senso de comunidade também levaria as pessoas a cuidar melhor das suas próprias residências, evitando locais com água parada que servem de criadouros de mosquitos transmissores de doenças. Todos sabemos do risco, mas muitos ainda negligenciam os cuidados. Não podemos esperar o governo fazer e resolver tudo, muitos problemas nós mesmos podemos e devemos resolver com atitudes simples.

No país que eu quero, as pessoas teriam condições de se alimentar de forma adequada. Aqui também entra a educação, que nos ensina quais são os alimentos mais saudáveis e os perigos que certos alimentos trazem à nossa saúde. E entra a Agricultura, que no Brasil é forte e moderna, produzindo alimentos em quantidade suficiente para alimentar toda a nossa população. Precisamos cuidar para que todos tenham acesso a alimentação, já que a fome é um flagelo social e a causa de muitas doenças. A Agricultura também precisa fornecer alimentos cultivados da maneira correta, usando somente os defensivos agrícolas permitidos, para que a saúde dos consumidores não seja prejudicada.

No país que eu quero, os programas que visam à melhoria da saúde das pessoas são preventivos, atacando de forma efetiva as causas dos problemas e não apenas remediando as consequências. Investimentos em saneamento básico, educação, programas comunitários de saúde, podem ser vitais para se evitar muitas doenças que hoje causam um  inchaço na quantidade de pessoas que buscam o sistema público de saúde. Como mencionei no início deste artigo, a saúde é uma tarefa multidisciplinar e deve ser vista de vários ângulos diferentes para que os seus problemas sejam combatidos de forma eficaz. E os cuidados com a saúde devem ser pensados para todas as etapas de vida do ser humano, desde o ventre, com os exames pré-natais, até a velhice, com a medicina geriátrica sendo acessível a todos os idosos.

No país que eu quero, as pessoas não apenas teriam o acesso universal e gratuito à saúde, mas teriam garantidos os meios para que tivessem uma boa qualidade de vida, fazendo-as recorrer o menos possível aos hospitais. Disseminar o conhecimento adquirido por nossa civilização também é uma questão de saúde pública e uma necessidade. Só com a divulgação deste conhecimento poderemos evitar situações bizarras como a volta de doenças que já haviam sido erradicadas há décadas! Doenças estas que voltaram devido a um movimento de pessoas desinformadas que possuem um medo irracional das vacinas, e que com isso prejudicam não apenas a própria saúde e a da sua família, mas de todos aqueles que convivem ao redor. Acho isto um absurdo inadmissível em pleno século XXI!

Enfim, no país que eu quero a Saúde seria tratada com a importância que realmente tem, e seria uma tarefa multidisciplinar e interministerial, sendo cuidada por todos nós. Todos temos o nosso papel quando falamos da Saúde, não podemos pensar que se trata apenas de uma responsabilidade dos nossos governantes. Temos que fazer o que está ao nosso alcance para que possamos ter uma boa qualidade de vida, auxiliando uns aos outros, desenvolvendo o senso de comunidade. Governo, sociedade civil, empresários, todos somos responsáveis em maior ou menor grau pela nossa própria saúde e dos que estão ao nosso redor. Lavar as mãos, neste caso, só vale se for como hábito de higiene!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro