A política é muito chata!


Ontem, ao ver as comemorações dos torcedores do Flamengo pelo merecido título de campeão da Taça Libertadores da América, fiquei feliz pelos flamenguistas, mesmo sendo palmeirense e sabendo que o meu time poderia conceder outro título ao Flamengo, o que de fato acabou acontecendo. Mas ao ver a manifestação apaixonada da torcida rubro negra, e a quantidade de pessoas que tomaram as ruas do Rio de Janeiro durante todo o dia, me perguntei: por que as pessoas não vão às ruas com a mesma intensidade, e na mesma quantidade, para defender pautas que nos afetam a todos? E postei isso na minha conta pessoal no Twitter.

A maioria esmagadora das pessoas que interagiram com o tuíte entenderam o que eu quis dizer com o questionamento, que na verdade era apenas uma pergunta retórica para estimular a reflexão sobre o assunto. Em nenhum momento quis criticar a festa dos flamenguistas, mais que justa. Mas claro que houve aqueles que, talvez tomados pela euforia da conquista futebolística, me agrediram de forma gratuita. Até de "ditador do twitter", fui chamado! Quem dera eu tivesse todo este poder e influência!

Mas uma das respostas me chamou a atenção. Uma das pessoas, que não está entre os meus amigos, respondeu o seguinte: "O povo tá de saco cheio de política. A grande maioria quer tentar viver sem esquentar a cabeça com isso".

Fiquei triste ao ler tal resposta, mas infelizmente ela reflete a grande verdade que às vezes me nego a enxergar: o brasileiro ainda é muito imaturo em relação à política. A eleição de Jair Bolsonaro, a renovação parcial do Congresso Nacional, as grandes e importantes manifestações populares que ocorreram ao longo deste ano, apesar de serem feitos notáveis e dignos de comemoração e alegria, não querem dizer que o brasileiro amadureceu enquanto cidadão e que está apto a enfrentar e a suportar as batalhas diárias que envolvem a construção de um país melhor. Os acontecimentos que citei acima, apenas mostram que houve um "despertar" do brasileiro para a vida política, mas o amadurecimento ainda não ocorreu. Claro que não estou generalizando, tem muita gente madura e engajada ma vida política do país, lutando contra os desmandos do STF e a falta de representatividade daqueles que deveriam nos representar.

Infelizmente, a resposta que recebi deste internauta apenas mostra que muitos brasileiros desconhecem o que vem a ser a Política. Acreditam que se trata de Direita e esquerda, de partido X contra partido Y, mas estão enganados, a política é muito mais que isso. A Política (com "P" maiúsculo) nada mais é que a arte de debater e argumentar para a construção de consensos. Numa Democracia é este debate e esta argumentação que regem o funcionamento do governo e do país, definindo o futuro de todos.

A postura deste internauta reflete a mentalidade ainda reinante entre a maioria das pessoas, que acreditam que seus papéis como cidadãos dentro do processo político se resume a votar de quatro em quatro anos. O restante fica a cargo dos políticos. Não é de admirar que nossas Instituições estejam tão aparelhadas e que a gente tenha tanta dificuldade de fazer valer a nossa vontade junto aos nossos representantes. Vejam o caso dos pedidos de impeachment de ministros do STF: mesmo depois de centenas de milhares de cidadãos irem às ruas manifestar as suas vontades, até o momento o senador Davi Alcolumbre nem sequer emitiu um comentário público em resposta aos apelos da população.

E por que Alcolumbre ignora os eleitores de forma tão descarada? Porque ele sabe que a maioria das pessoas considera a política algo chato, e ele também sabe que a maioria das pessoas nada fará para mudar a situação atual, deixando ele com a faca e o queijo na mão. Alcolumbre e a maioria dos políticos em Brasília não temem a pressão popular, porque sabem que a maioria esmagadora da população ainda está longe de ter a maturidade e a estatura política que a leve a um engajamento maior e a atitudes práticas que possam realmente intimidá-los.

Enquanto a defesa do Brasil não fizer o nosso coração bater mais forte, não gerar o mesmo entusiasmo e a mesma fibra com que torcemos pelos nossos times de futebol, estaremos à merce da vontade de políticos que só pensam neles mesmos. Enquanto não amadurecermos para compreender que dependemos da Política, porque ela define e influencia todos os aspectos da nossa vida diária, por mais chata que seja, nada mudará no Brasil. Enquanto não entendermos que não é possível viver descolado da política ou imune à sua influência, seremos feitos de palhaços por aqueles que sabem bem o poder que a Política tem na vida das pessoas. Até que tudo isso ocorra, o slogan tão difundido entre as pessoas, aquele que diz  "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos", nada mais será que um conjunto de palavras vazias. Precisamos fazer com que estas palavras realmente tenham valor em nossas vidas, para conseguirmos finalmente construir o Brasil que tanto queremos para viver!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro