Desgoverno Bolsonaro

Protestos contra os cortes no orçamento da Educação
Av. Paulista, São Paulo


Nem sei por onde começar a escrever! Como tem trapalhada e palhaçada acontecendo no Circo Brasil! Nunca vi um governo tão atrapalhado, nunca vi um governo com membros tão perdidos, com cada um falando uma coisa, e no fim das contas, não dizendo nada! Falta total de comunicação, falta total de planejamento estratégico, falta total de um plano de governo. Não é segredo que votei em Amoedo no primeiro turno, e votei no Bolsonaro, no segundo turno, porque jamais votaria no PT, não anularia meu voto e nem votaria em branco! Votei em Bolsonaro com ressalvas, por pura falta de alternativa, porque achava que Bolsonaro não tinha a experiência necessária para exercer a Presidência da República, e durante a campanha eleitoral, ele não apresentou um plano de governo digno do nome.

No início do governo, diante das primeiras confusões e dos primeiros problemas de comunicação, eu realmente acreditava que era algo temporário, passageiro, que estava ocorrendo porque a nova equipe de governo ainda estava se entrosando. É normal alguns tropeços no início de todo governo, e foi assim que enxerguei estes problemas iniciais. Mas as coisas continuaram acontecendo! Os problemas de comunicação continuaram acontecendo, e foram piorando, pois passaram a envolver os filhos do presidente e cresceram até o ponto de envolver um tal filósofo que nem no Brasil mora! O ápice aconteceu hoje, quando o presidente ignorou solenemente a dimensão dos protestos que tomaram as ruas e chamou os manifestantes de idiotas úteis. Todos sabíamos que a esquerda daria um jeito de instrumentalizar os protestos, inserindo pautas estranhas àquela que era o principal motivo da mobilização: a Educação! As faixas de Lula Livre já eram esperadas! As faixas contra a Reforma da Previdência já eram esperadas! O que não era esperado era a reação desastrada do governo e do presidente! Justiça seja feita, a única declaração coerente que li vinda de um membro do governo, veio do "golpista" vice-presidente General Mourão! E idiotas úteis, a direita também tem os seus!!

As coisas chegaram a um ponto que hoje eu me pergunto: afinal de contas, quem é que está governando o Brasil? Tem alguém no comando do país? Ou realmente estamos à deriva, o que explicaria muita coisa? 

Como um defensor da Direita, estou preocupado com o futuro da Direita no Brasil. Ao invés de buscar coesão, ao invés de trabalhar com a pluralidade de ideias buscando convergência, os tais direitistas do governo estão trabalhando arduamente para destruir tudo o que foi construído com tanto esforço nos últimos anos! Tenho que concordar com o Reinaldo Azevedo, que sempre alertou que a direita, ao agir como está agindo, iria ressuscitar a esquerda, em especial o PT. Lembremos o que aconteceu com o PT em 2016, nas eleições municipais, quando ele praticamente desapareceu. De lá para cá, recuperou terreno, a ponto de conseguir colocar um candidato no segundo turno das eleições presidenciais de 2018! E do segundo semestre do ano passado para cá, a esquerda se fortaleceu ainda mais, principalmente devido a falta de unidade e coerência da direita, cujos membros brigam entre si,  se auto-destroem com teses conspiratórias, que atacam em redes sociais qualquer membro do grupo que ouse se destacar de forma positiva!

A luz amarela acendeu no painel! O governo precisa lidar com estas manifestações com muita sabedoria! E é justamente isto o que me preocupa, pois onde está a sabedoria do governo, que não vi até agora? O governo e a direita precisam repensar a estratégia! Os protestos de hoje mostraram a força e a coesão da esquerda, é um movimento que não deve ser ignorado, muito menos subestimado! E a esquerda está conseguindo agregar a população em torno de um tema importante para todos: a Educação! E o protesto de hoje só ocorreu por que o governo foi tão incompetente, que nem sequer foi capaz de explicar a diferença entre corte orçamentário e contingenciamento! Começaram falando em cortes de 30% em verbas de Universidades Federais específicas, usando critérios como balbúrdia, para só vários dias depois explicar que se tratava de um contingenciamento, que na verdade afetaria apenas 3,5% do orçamento total das universidades! Um ministro da Educação que não tem didática para explicar algo tão simples não é digno de permanecer no cargo! E então o presidente se reúne com líderes partidários no Palácio do Planalto, para tratar da questão do corte de verbas da Educação. E decide telefonar para o ministro da Educação, Abraham Weintraub, diante de todos, para pedir o cancelamento do corte nas verbas. Os líderes disparam mensagens nas redes sociais, informando o cancelamento do corte de verbas, ao mesmo tempo em que o ministro da Economia Paulo Guedes, confirmava o contingenciamento, e a líder do governo no Congresso afirmava que haveria cortes e qualquer coisa diferente disto era boato!

E este é só o pano de fundo de coisas muito piores! Enquanto o Congresso Nacional está preocupado em travar as pautas convocando ministros, medidas provisórias importantíssimas como a MP 870, que trata da reforma administrativa, e a MP 871, que trata das medidas antifraude do INSS, estão paradas aguardando para serem votadas, sendo que o prazo para aprovação é 3 de Junho! Se não forem aprovadas até esta data, perdem a validade e todas as medidas abarcadas por elas são revogadas! Por exemplo, se a MP 870 não for aprovada e perder a validade, o governo deixará de ter os atuais 22 ministérios e voltará a ter os 29 do governo Temer! E parece que ninguém está preocupado com isto já que, depois de convocar o ministro da Educação para explicar o corte nos recursos da Educação (estopim das manifestações de hoje), a Câmara dos Deputados pretende convocar o ministro-chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni. Uma discussão inútil que vai travar a pauta novamente e impedirá a votação de medidas vitais para o governo e o país.

O cenário é preocupante! O país falido, quebrado! A Reforma da Previdência, deve ser aprovada, mas será muito alterada, e a economia alcançada com ela ficará bem abaixo dos R$ 1 trilhão esperados inicialmente! A reforma tributária enfrentará grandes dificuldades, assim como qualquer outra medida enviada pelo governo ao Congresso, pois o governo não tem base parlamentar, não sabe articular, e seus membros se auto-sabotam! A Direita e os membros do governo precisam sair um pouco das redes sociais e voltar à realidade, precisam parar de mandar mensagens eletrônicas e passar a conversar, olho no olho! Ouso sugerir ao presidente que cancele as lives, e se reúna mais com seus assessores, líderes e ministros, o governo precisa urgentemente afinar a comunicação interna!

A festa acabou! A lua-de-mel acabou! O sonho virou pesadelo! A realidade bate à porta e nos chama de volta à realidade! O que será do nosso querido Brasil?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro