As manifestações pró-reformas



É madrugada aqui no Japão, mais precisamente 3:00 horas da manhã! E estou acompanhando atentamente as manifestações que estão ocorrendo hoje em várias cidades em todo o Brasil. O que desperta a minha atenção é a necessidade de deixarmos claro aos políticos o nosso posicionamento em relação às reformas em tramitação no Congresso Nacional. Outro motivo que tenho é que, como cidadão brasileiro vivendo e trabalhando no exterior, não posso participar ativamente da vida política do nosso país, e por isso fico feliz por ver tantas pessoas defendendo nas ruas as mesmas ideias que eu defendo!

Escrevi em minha conta no Twitter, que hoje o recado enviado pela população não será endereçado apenas ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, mas será também enviado a todos aqueles que subestimaram a capacidade das pessoas de identificar as pautas impróprias e antidemocráticas que surgiram nos últimos dias. Muitos criticaram a organização e a convocação destas manifestações, de uma maneira que ficou a impressão que o povo não tem a capacidade de pensar e analisar as coisas por si mesmo, não tem a capacidade de discernir o que é bom e o que não é bom para a sociedade e o país, sendo necessário a presença de "líderes" e "movimentos" conduzindo o povo. 

Na minha opinião, faltou humildade a muitas pessoas e a muitos grupos para reconhecer que o povo está amadurecendo politicamente, e está disposto a ocupar o seu lugar na vida política do país. Sim, ainda temos muito o que amadurecer, nossa democracia ainda é relativamente jovem, mas nosso povo reconhece o seu valor, e o valor das Instituições do nosso país. Muitos alegam  que as pautas das manifestações tem características autoritárias. Não vejo assim! O que vejo são, sim, pessoas expondo o que pensam e defendendo suas próprias ideias, usando o seu direito e a sua liberdade de expressão. Tem gente que tem ideias autoritárias? Tem sim! Tem gente que quer fechar o Congresso? Tem! Tem gente querendo fechar o Supremo Tribunal Federal? Tem também! Mas estas pessoas representam a maioria ou a minoria da população? De longe, são a minoria! Como disse, acho que embora nossa democracia ainda seja jovem, o povo já reconheceu o seu valor, e o principal motivo das manifestações de hoje é mostrar ao governo e aos políticos qual a direção que queremos seguir! 

Estamos mostrando hoje qual o país que queremos construir, qual o país que queremos para o futuro, em que tipo de país queremos criar os nossos filhos. Fazer parte das manifestações de hoje é mostrar amadurecimento político, é mostrar aos nossos políticos que sabemos que nosso voto tem valor, e que nosso voto é poder! E que estamos mais atentos ao que ocorre em Brasília, e não aceitaremos mais que os políticos façam as coisas como bem entenderem , sem levar em conta os anseios da população! Nós estamos no controle e nossa vontade deve prevalecer!

Aqueles que ficaram contra as manifestações, tem todo o direito de fazê-lo! Se querem criticar, fiquem à vontade! Somos uma democracia, todos tem o direito e a liberdade de pensar e se expressar. Mas que sejam críticas construtivas, não apenas a crítica pela crítica, mas que sejam críticas de pessoas que tem propostas melhores do que as que estamos defendendo!

Vejo o dia de hoje como um divisor de águas, com o povo mostrando que já pode caminhar com as próprias pernas dentro da política! Vejo que a partir de agora, a relação dos eleitores e dos políticos será diferente! Parte do Parlamento, que foi renovado nas eleições de 2018, já trabalha com uma maior sintonia com seus eleitores, procurando honrar os interesses daqueles que os elegeram. Estes políticos devem ser apoiados, e as críticas de hoje não se dirigem a eles, mas àqueles que insistem em não entender que as coisas mudaram e que se eles não acompanharem as mudanças, serão deixados para trás nas próximas eleições!

As redes sociais se tornaram uma ferramenta de inclusão política, de divulgação de ideias positivas, e também negativas, proporcionando maior acesso das pessoas aos assuntos políticos, maior visibilidade às pautas governamentais, maior debate de ideias e maior participação do cidadão comum na vida política do país. A política produz impactos profundos nas vidas das pessoas, e todos entenderam que já não podem mais cruzar os braços e esperar que os políticos tenham piedade do país e se lembrem daqueles que os elegeram!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro