Muda Senado, Muda Brasil

Senadores do grupo Muda Senado, Muda Brasil

Com a avalanche de informações a que somos submetidos diariamente, fica difícil acompanhar tudo! Mas eu não poderia deixar de escrever sobre esta importante iniciativa. No último dia 13 de Agosto, o senador Lasier Martins (Podemos-RS) apresentou no plenário do Senado Federal, o grupo Muda Senado, Muda Brasil. Formando inicialmente por 16 senadores, o grupo já conta com mais de 30 atualmente. As pautas iniciais do grupo incluem a pressão sobre a presidência do Senado para que os pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal sejam debatidos e a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar suspeitas de corrupção e decisões arbitrárias de membros dos tribunais superiores, a famosa Lava-Toga.

No mesmo dia 13 de Agosto, o grupo se reuniu com a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP), para debater o pedido de impeachment apresentado por ela em conjunto com o grupo Ministério Público Pró-Sociedade, contra o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, em 30 de Julho. Este pedido de impeachment contra Toffoli se junta a outro pedido protocolado em 24 de Julho pelos juristas Modesto Carvalhosa e Carlos Crema, com o mesmo objetivo.

Na mais recente ação do grupo, no dia 22 de Agosto os senadores entregaram ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, um abaixo-assinado encabeçado pelo senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) com os nomes de 33 senadores, solicitando que o presidente Jair Bolsonaro vete totalmente o Projeto de Lei 7596/17, o famigerado projeto do Abuso de Autoridade. Os senadores alegam que o projeto foi inciado no Senado na antiga legislatura, e que muitos dos atuais senadores não participaram da elaboração do projeto, tampouco votaram para sua aprovação. Desta maneira, procuram mostrar ao presidente que seu veto terá apoio no Senado, já que aqueles senadores que quiserem derrubá-lo terão que se identificar em uma votação nominal. A iniciativa do grupo Muda Senado, Muda Brasil, atende aos anseios da população brasileira, que tem se manifestado através das redes sociais, pedindo o veto total do presidente. Além da população civil, membros do Poder Judiciário e do Ministério Público também já se manifestaram pelo veto total da lei. A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, também se manifestou pelo veto total do projeto de lei, ou pelo menos dos artigos considerados mais prejudiciais.

Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro e
senadores do grupo Muda Senado, Muda Brasil


Eu vi com bons olhos a formação deste grupo! Eu me fazia a seguinte pergunta: se nós promovemos uma renovação parcial do Congresso Nacional nas eleições de 2018, onde estão os novos congressistas, que foram eleitos sob a bandeira da moralidade e do combate à corrupção? Eu imaginava que estes novos deputados e senadores iriam inciar um movimento de limpeza dentro do Congresso, mudando a maneira de fazer política, confrontando as velhas raposas e se opondo às suas práticas nefastas e debatendo e aprovando leis benéficas ao país. Fiquei indignado com a aprovação de leis que prejudicam o país, e com a morosidade no debate e na aprovação de medidas importantes, como a Proposta de Reforma da Previdência Social, tudo ocorrendo debaixo dos narizes dos parlamentares, que não reagiam, nos passando a impressão de que tinham sucumbido e sido engolidos pelo "sistema"

Nós estamos lutando aqui do lado de fora. A sociedade permanece mobilizada pelas pautas que tornarão o Brasil um país melhor para todos. Prova disto é que no próximo domingo (25/08) os brasileiros irão novamente às ruas, em defesa da Lava-Jato, pelo veto presidencial da lei de abuso de autoridade, entre outras pautas. Mas as lutas mais importantes ocorrem dentro do Congresso Nacional, já que é lá que as leis que regem o dia a dia da nação são debatidas e votadas. De nada adianta escolhermos os nossos representantes, se nos momentos-chave eles não respeitarem a nossa vontade! Está na hora de moralizar a política, nós fizemos a nossa parte, votando naqueles que se dispuseram a lutar esta guerra. Erramos em muitas escolhas, mas acertamos na maioria delas. Que cada deputado e cada senador honre os votos que receberam, pois não são apenas números, eles representam confiança. Não traiam esta confiança!

Estarei acompanhando com satisfação as iniciativas deste grupo de senadores, torcendo para sejam bem sucedidos. E torcendo também para que os deputados federais sigam o exemplo e se levantem na Câmara contra situações abusivas como a que ocorreu para que o projeto do abuso de autoridade fosse votado. Não se pode permitir que este tipo de abuso continue ocorrendo. Congressistas, os brasileiros contam com vocês!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro