Operação Lava Jato completa 5 anos

Edifício-sede do Departamento de Polícia Federal - Brasília/DF

No dia 17 de Março de 2019, a operação Lava Jato completou cinco anos em atividade. A Lava Jato é uma série de investigações levadas a cabo pela Polícia Federal e promovidas pelo Ministério Público Federal e pela Procuradoria Geral da República. Sem dúvidas, é a mais emblemática operação policial da história brasileira, não só pela sua magnitude, mas por todos os crimes que foram revelados ao público. 

A Lava Jato investiga os crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, gestão fraudulenta, organização criminosa, obstrução de justiça, operação fraudulenta de câmbio e recebimento de vantagem indevida.

A primeira fase foi deflagrada no dia 17 de Março de 2014, e até o momento foram 60 fases, nas quais a Polícia Federal cumpriu mais de mil mandados de busca e apreensão, prisão preventiva, prisão temporária e condução coercitiva, que resultaram em 600 réus. 285 condenações, penas que somam 3093 anos, 11 meses e 23 dias, 183 acordos de delação premiada, 12 acordos de leniência e 1 acordo de conduta, que possibilitaram a recuperação de R$ 13 bilhões de reais que haviam sido desviados do patrimônio público.

Graças a Operação Lava Jato, todos nós testemunhamos a prisão dos mais ricos e poderosos empreiteiros do país, de políticos do alto escalão e até de um ex-presidente da República. As entranhas podres da política brasileira e das relações entre os entes públicos e privados vieram a tona, e causaram uma onda de repulsa contra a corrupção, que levou a eleição do presidente Bolsonaro e da atual legislatura do Congresso Nacional. A Lava Jato teve como efeito colateral, a condenação moral da Política e dos políticos de forma geral, levando o cidadão comum a enxergar toda prática política como sendo nociva e criminosa. O presidente Jair Bolsonaro venceu as eleições por dois motivos: primeiro, porque se posicionou firmemente contra a corrupção e apesar de 27 anos no Congresso Nacional, não haviam acusações contra ele, e segundo, porque muitos não votariam no PT de jeito nenhum, justamente por causa de todos os crimes revelados pela Lava Jato.

Mas essa demonização da política, que teve um efeito positivo nas eleições, para candidatos como o presidente Bolsonaro, que se elegeu prometendo não usar das práticas da velha política, agora está cobrando seu preço, com as dificuldades em negociar com os parlamentares a aprovação da Proposta de Reforma da Previdência Social. Estas dificuldades ocorrem, porque todas as práticas políticas foram demonizadas, sem que fosse feita a devida distinção, entre as práticas ilícitas e ilegais, e as práticas legítimas e legais da política. Nem todas as práticas políticas são ilegais ou moralmente condenáveis, é necessário agora que todos usem de discernimento para compreender que algumas práticas são parte da Política, e são legítimas e necessárias. A Política, é a arte da negociação! E a negociação a que me refiro não é de propinas, mas de idéias e de apoios. Um deputado que oferece seu apoio em troca da liberação de uma emenda de sua autoria, não está cometendo nenhum crime, isto não é ilegal e nem imoral. Esta troca de apoios faz parte do processo político saudável.

Que a Lava Jato continue por muito tempo, até que a faxina esteja completa. Nós agradecemos e continuaremos vigilantes!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro