Declarações do Presidente Bolsonaro comprometem a aprovação da Reforma da Previdência?

Presidente Jair Bolsonaro

A imprensa noticiou com bastante destaque, as declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro durante um café da manhã com jornalistas, que ocorreu no dia 28 de Fevereiro. O presidente, comentando sobre a proposta de reforma da previdência social, disse que existia a possibilidade de se reduzir a idade mínima para aposentadoria das mulheres, de 62 para 60 anos e se fazer alterações no benefício de prestação continuada. As declarações repercutiram no mercado financeiro, com a Bolsa de Valores de São Paulo fechando em queda de 1,8%, com o mercado enxergando a perspectiva de que a economia prevista pela reforma da previdência fique abaixo de 1 trilhão de reais.

As declarações também repercutiram no Congresso Nacional, com diversos apoiadores do governo mostrando preocupação devido à antecipação indevida de pontos negociáveis, quando as negociações nem sequer tiveram início. Também causou preocupação na equipe econômica, que tinha se desdobrado para preparar uma proposta de reforma da previdência séria e robusta, que foi muito elogiada pelo mercado e pelos especialistas na área. Tanto o Congresso, como a equipe econômica e o mercado financeiro mostraram a mesma preocupação, que sejam feitas grandes alterações na proposta, durante as negociações no Congresso, fazendo com que a economia de recursos prevista fique muito abaixo dos 1 trilhão de reais previstos na proposta original.

Um aspecto importante é que as declarações do presidente demonstram insegurança de Bolsonaro em defender de forma mais ferrenha a proposta enviada pelo seu governo ao Congresso. É notória a falta de entusiasmo do presidente com a proposta de reforma da previdência, e este desânimo presidencial pode contaminar as negociações, dificultando o trabalho dos líderes e interlocutores do governo junto aos parlamentares, já que as declarações do presidente abriram precocemente uma brecha para negociar pontos muito importantes da proposta, comprometendo, desta forma, a qualidade da reforma a ser aprovada pelo Congresso Nacional.

Estas declarações do presidente Bolsonaro evidenciam o seu despreparo e falta de experiência para governar. Eu sempre temi que esta inexperiência causasse graves problemas de governabilidade. Eu acredito que o presidente deve evitar ao máximo fazer comentários sobre assuntos sensíveis ao governo, deixando estas declarações para o porta-voz da presidência e aos ministros  e assessores envolvidos diretamente nas propostas. 

Cuidado, senhor presidente, suas palavras têm um peso muito grande! Pense muito antes de falar, e se possível, se cale! Isto é para o bem do seu governo, e para o bem do Brasil!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro