Índice da Bolsa de Valores de São Paulo atinge 100 mil pontos

Bolsa de Valores de São Paulo

Nesta segunda-feira, 18 de Março de 2019, o IBOVESPA, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, rompeu o patamar de 100 mil pontos pela primeira vez na história. atingindo novo recorde histórico. Segundo matéria publicada pela revista Exame, desde as eleições presidenciais de 2018, com a vitória de Jair Bolsonaro, até o dia 18 de Março, o índice IBOVESPA apresenta uma valorização de 15,65%. Segundo analistas, se a Proposta de Reforma da Previdência, assim como outras reformas estruturais, forem aprovadas, o índice pode atingir o patamar de 125 mil pontos até o final deste ano.

A valorização do índice IBOVESPA reflete a valorização das principais ações negociadas na Bolsa de Valores, o que por sua vez, reflete o otimismo em relação ao futuro da economia brasileira, embora no momento a economia ainda pareça parcialmente travada. Precisamos compreender que os investidores sempre analisam a conjuntura econômica no médio e longo prazo, e investem nos papéis das empresas que apresentam a maior chance de crescimento.

Com a mudança de governo, e com a consequente mudança ideológica e de condução da economia, os investidores passam a olhar de forma diferente para as empresas, principalmente para as empresas estatais, que geralmente tem o seu comando trocado com o novo governo indicando novos dirigentes. O presidente Jair Bolsonaro tem dito que o governo pretende privatizar todas as empresas que puderem ser melhor administradas pelo setor privado. Desde a vitória de Bolsonaro, a Eletrobrás, cuja venda já tinha sido anunciada, teve suas ações valorizadas em 53,98%! O Banco do Brasil, que não será privatizado, mas que terá suas operações reduzidas e otimizadas, teve suas ações valorizadas em 32,95%.

O setor bancário também reflete o otimismo em relação à economia, já que uma economia mais aquecida significa maior demanda por crédito e financiamentos. As ações do Bradesco, maior banco privado brasileiro, teve suas ações valorizadas em 39,65%. O sucesso com a privatização dos primeiros lotes de aeroportos mostra que existe uma demanda por parte dos investidores em relação a ativos brasileiros. A companhia aérea Gol teve suas ações valorizadas em 62,07%,

A possibilidade de aumento dos investimentos em infraestrutura também ajudaram a valorizar as ações de empresas como a CSN, do setor de siderurgia, valorizando 75%! Outra empresa que teve seus papéis valorizados foi a construtora MRV, com suas ações subindo 41,37%

Mas o otimismo depende muito das notícias vindas do universo político, em Brasília. Sabemos que nosso presidente não é um entusiasta da reforma da previdência, que é o carro chefe da sua administração e projeto vital, de cuja aprovação depende o futuro equilíbrio das contas públicas, com a reversão do déficit público para superávit e a redução da relação dívida x PIB. Mas é preciso que todos, TODOS, se empenhem nas negociações para a aprovação da proposta de reforma da previdência. Todos trabalharemos para o futuro do Brasil! Todos ganharemos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro