A novela Bebianno

Gustavo Bebianno
Ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência
Todos temos acompanhado, através da imprensa em geral, a novela envolvendo o agora ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, cuja agonia política durou quase uma semana. Eu comparo a uma novela, por que aconteceram tantas idas e vindas, com tantos lances novos e surpreendentes a cada dia, que a história é digna de folhetim do horário nobre!

Eu tenho acompanhado os acontecimentos, através dos telejornais, li várias análises sobre os acontecimentos e assisti a diversos comentaristas  que discorreram sobre esta novela, com as mais variadas visões e conclusões sobre os prováveis impactos que todos estes acontecimentos terão sobre o andamento do governo e se isso trará prejuízos políticos, principalmente com o aumento da dificuldade da aprovação de projetos prioritários para o país, como a Reforma da Previdência Social.

Bebianno é culpado ou inocente? O presidente cometeu um erro ao permitir que seu filho fritasse o ministro publicamente? Eu acompanhei a entrevista que o ex-ministro concedeu à Radio Jovem Pan News, no programa Os Pingos nos Is, do dia 19 de Fevereiro de 2019, quando foram também divulgados todos os áudios que foram trocados entre o presidente Jair Bolsonaro e Gustavo Bebianno. Além de, como eu já expliquei acima, ter lido e acompanhado as análises de vários analistas, jornalistas e comentaristas políticos. Sinceramente, depois de tudo o que eu li, vi e ouvi, não consegui até agora entender o que Gustavo Bebianno fez de errado! Ah, o erro dele foi agendar uma audiência com o cara lá da Globo? Oras, já sabemos que esse mesmo representante global já tinha sido recebido antes por outros dois ministros palacianos! Se não foi esse o problema, então foi por causa do laranjal do PSL! Mas o presidente do PSL, Luciano Bivar, já não tinha explicado que Bebianno não tinha como ser responsabilizado pelo problema ocorrido com as candidaturas em Pernambuco, que estavam sob responsabilidade do diretório estadual do partido? Além disso, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, já estava envolvido com os mesmos problemas de candidaturas laranjas e contra ele nada foi dito ou feito até o momento!

Acusam Bebianno de ser um traidor, X9! Se a traição é por causa do agendamento com o representante global, Paulo Tonet, que irritou profundamente o presidente, como os áudios publicados mostraram claramente, este mesmo representante, escrevo novamente, já tinha se encontrado antes com Augusto Heleno e Santos Cruz. Bolsonaro não sabia disto? Ou não disse nada porque o encontro ocorreu com dois generais?

Não consegui, sinceramente, concluir que Bebianno seja culpado de alguma coisa! Estão faltando informações ainda? Tem também o vídeo divulgado pelo presidente Bolsonaro, onde ele rasga elogios ao traíra Bibianno! Mais um motivo para eu  não entender o por quê de um ministro tão dedicado, segundo o presidente, ser fritado desta forma! Tudo o que consegui perceber foi a intromissão de Carlos Bolsonaro nos assuntos de Estado, fritando ministro em praça pública! Não gostei de saber que o áudio de uma conversa do Presidente da República foi divulgado! Acho que estes áudios deveriam ter o seu sigilo preservado, pois, na minha opinião, é questão de segurança nacional. Eu já escrevi antes que votei em Bolsonaro mesmo tendo reservas em relação a ele, e uma destas reservas era justamente a inexperiência em cargos executivos, que ele não havia exercido antes e cuja experiência no Legislativo não ajudaria por serem atribuições distintas. Este episódio mostra que eu tinha, e tenho, razão em me preocupar, pois vejo o governo metendo os pés pelas mãos, e o pior de tudo, é que a equipe montada pelo  presidente Bolsonaro é competente e as mancadas estão vindo do próprio presidente e dos seus filhos políticos!

Agora que Gustavo Bebianno já foi exonerado de seu cargo, não vejo motivo para continuar esta novela. Se há algo de errado que ele tenha feito e que precise de punição, que os órgãos competentes façam as investigações necessárias e se ofereça a denúncia à justiça! Que o Carlos Bolsonaro vá realizar seu trabalho na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e pare de se intrometer nos assuntos de Estado, pois ele recebe salário proveniente dos impostos pagos pelo cidadão comum para trabalhar pela melhoria da sociedade, e o Rio precisa urgentemente de gente que realize um trabalho sério para resolver os graves problemas que afligem a cidade!

Até está parecendo que sou um opositor do governo Bolsonaro, mas não sou! Votei nele, mesmo com reservas, e como seu eleitor, me dou o direito de criticar aquilo que não concordo! Não esperem que eu seja um seguidor fanático, que aprova tudo aquilo que o mito faz sem questionar, por que não vou fazer este papel! Eu penso, analiso o que ocorre ao meu redor, tenho opiniões e vou expô-las, mesmo que venha a desagradar alguns! Quero que este governo dê certo, para o bem do Brasil!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro