Dia do silêncio? De quem?

 


E lá vou eu escrever mais uma vez a respeito das redes sociais! Fiquei sabendo há pouco que algumas pessoas estão propondo um "Silence Day" (Dia do Silêncio, em tradução livre), para o próximo dia 15 de janeiro, que seria um dia no qual as pessoas boicotariam as redes sociais, não publicando, curtindo, respondendo ou compartilhando conteúdo nas redes. Fiquei sabendo deste protesto virtual através do grupo de discussão da revista Vida Destra no Telegram. Como Editor Geral da revista Vida Destra, e editor deste blog, vou deixar aqui a minha opinião a respeito deste protesto!

A imagem informando o protesto, divulgada nas redes

Acho que tal protesto é um verdadeiro tiro no pé. E falo isto como alguém que trabalha para uma revista 100% digital, que depende das redes sociais para que seu conteúdo chegue até os leitores. Sem leitores visitando o nosso site e lendo os conteúdos que produzimos, não temos ganhos. Ou seja, um dia de silêncio nas redes, no qual as pessoas não acessem nossa revista e não curtam, comentem ou compartilhem os nossos conteúdos, será um dia de perdas financeiras significativas, não apenas para nós, mas para todos aqueles que possuem negócios virtuais. São milhares de negócios que dependem das redes para sobreviver, ainda mais em tempos de pandemia!

Acho válido que as pessoas queiram protestar contra as bigtechs, mas esta será a melhor maneira? Estas empresas se sentirão realmente ameaçadas diante de movimentos como este? Ao argumentar com um dos leitores da revista no grupo do Telegram, obtive a seguinte resposta: "É só um dia de protesto. Será uma forma de medir o tamanho da direita na rede". Realmente precisamos fazer um protesto como este para saber o tamanho da direita na rede? O tiro vai sair pela culatra! Na boa, acho que o máximo que se vai conseguir, é mostrar o quanto somos fracos! Será que vale a pena sacrificar os empreendedores digitais, que além de enfrentar as restrições e censuras das bigtechs, agora terão que amargar prejuízos por conta de seus próprios clientes, leitores e parceiros de negócios, de direita? Já não bastam os esquerdistas para atrapalhar as nossas vidas?

Acredito que um movimento como este só teria algum efeito prático caso fosse feito em escala mundial. Afinal,  se somente os usuários brasileiros fizerem este boicote, de que adiantará? Se fora do Brasil bilhões de usuários continuarem a usar as redes, as bigtechs sequer sentirão cócegas, mas nós, os pequenos, seremos prejudicados. O custo a ser pago é alto demais pelo resultado pretendido.

Não vou pedir a ninguém que ignore tal protesto. Cada um é livre para decidir. Quem quiser aderir, sinta-se à vontade! Mas que faça parte deste movimento de forma consciente, sabendo das suas consequências, e quem serão os verdadeiramente prejudicados.

Lembrem-se da doceira, ou da boleira que posta as fotos de seus produtos no Instagram e Facebook. Lembrem-se de todos os que dependem destas redes para ganhar o seu sustento. Lembrem-se de todos os que encontraram nas redes sociais a solução para o desemprego, ou para continuar o seu trabalho autônomo. E decida com consciência. Lembrem-se também da mídia independente, que luta sem apoio de governos ou grandes empresas, sempre correndo o risco de ser tirados do ar de forma arbitrária.

Se não bastassem as perdas financeiras, realmente vale a pena combater a tirania e as violações à liberdade de expressão, assim como a censura, com o nosso silêncio? Liberdade é poder escolher! Eu fiz a minha escolha!

Eu acredito que não vale a pena sacrificar ainda mais as pessoas, que já tem sido penalizadas e censuradas nas redes. Já temos quem nos cale, não creio que precisemos calar a nós mesmos. Combater censura com autocensura não é uma ideia inteligente. Mas esta é só a minha opinião!

"O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons"

Comentários

  1. Bom dia
    Muito bom ter lido seu artigo, pois, não estava vendo o boicote por esse lado. 👍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por ler e comentar!Toda decisão que tomamos precisa ser pensada, pois todas nos trazem consequências. Infelizmente hoje as pessoas agem mais com a emoção e menos com a razão!

      Excluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão excluídos!

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro