2021, um ano de lutas!



O ano de 2021 mal começou e já promete muitas lutas! Aqui no estado de São Paulo, iniciamos o ano na fase vermelha, decretada pelo governador João Dória, antes de viajar para curtir o réveillon em Miami. Após quase vinte anos fora, eu queria ter uma verdadeira festa da virada de ano, já que no Japão, devido à cultura e aos rigores do inverno, as festividades são bem diferentes!

Infelizmente veio a pandemia e muita coisa acabou mudando por conta das restrições e do isolamento social. Recentemente saí de férias com minha família e passamos alguns dias na praia, e gostei do que vi, pois lá as pessoas não estavam neuróticas com a Covid-19. Na verdade, se não fosse pelas máscaras dos vendedores ambulantes e dos funcionários dos quiosques, ninguém diria que estamos numa pandemia. O que vi foi o desejo expresso de um povo que anseia por voltar à sua rotina normal. Muitos já compreenderam que é perfeitamente possível se evitar o contágio pelo coronavírus e manter as atividades rotineiras. Sou testemunha de que isto é possível, pois no Japão as atividades cotidianas eram realizadas normalmente, com os cuidados básicos, sem necessidade de lockdown ou de outras medidas restritivas. E o Japão tem tido resultados bem melhores que os do Brasil, apesar de sua população viver confinada num espaço muito menor que o nosso, e apesar de ter uma quantidade muito maior de idosos formando o grupo de risco!

Se quisermos retomar as nossas vidas normais, precisaremos entender que certos cuidados são necessários! Mas sem histeria e nem exageros. Até porque lidamos com uma doença de baixa letalidade, e que possui meios de ser combatida, por mais que alguns neguem.

Neste ano que se inicia, teremos dois desafios principais, que é o de recuperar a nossa economia e prover emprego e renda a todos os brasileiros; e também teremos os desafios na arena política, onde continuaremos a combater os desmandos e o autoritarismo de governadores, a omissão dos senadores, o silêncio de deputados, e o ativismo judicial de togados. Não será tarefa fácil, já que a tão sonhada base conservadora ficou aquém do esperado nas eleições municipais do ano passado. Além disso, as pessoas parecem menos dispostas a sair de suas casas e ir às ruas para lutar por sua liberdade e seus direitos, e pressionar por mudanças políticas.

Grandes são os nossos desafios, mas ninguém disse que nossas lutas seriam fáceis. É justamente por isso que repetimos sempre que possível que estamos em uma guerra. E não é à toa que repetimos isto, pois assim como em combates bélicos, muitos se machucam, perdemos companheiros pelo caminho, e lutamos mesmo quando já não nos restam forças, pois sabemos que nossas vidas dependem desta luta.

Muitos se entusiasmaram fácil, e se engajaram fácil. Mas quando passou a animação inicial e se depararam com os desafios, desanimaram ao constatar que as coisas não mudariam num passe de mágica, nem do dia para a noite! Muitos que se diziam conservadores, diante do tamanho dos desafios, logo adotaram uma postura intervencionista, dispostos a aceitar a ruptura institucional em troca da suposta solução dos problemas! E quando constataram que o presidente Jair Bolsonaro é um democrata, que não adotará medidas extremas e que respeitará a Constituição e os demais poderes da república, mesmo estes não respeitando nem a ele e nem à Constituição, passaram a ter uma postura de omissão. Esta é uma postura inaceitável neste novo ano, se não quisermos que ele seja a mera continuação de 2020.

Está em nossas mãos fazer com que este ano seja o melhor de todos os anos. Lamentar, buscar culpados, não mudará a situação. Toda mudança deve começar a partir de nós mesmos! 

Por isso, meus amigos, continuaremos juntos na luta pela construção de um Brasil melhor, enquanto Deus assim permitir! Devemos sempre nos lembrar que, se nós acordamos para viver mais um dia, é porque Deus nos concede, através da Sua graça, mais uma oportunidade para que possamos fazer a diferença aqui neste mundo! Então, nos esforcemos para não desperdiçar a chance que nos é concedida!

Sigamos juntos!

Desejo um 2021 de sucesso e prosperidade a vocês, meus amigos!

Deus abençoe a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro