2020, um ano difícil!

 


Amigos leitores, quero iniciar o ano pedindo perdão pela falta de atualização do blog! Quem me acompanha aqui, ou nas minhas redes sociais, sabe das dificuldades que enfrentei ao longo deste ano, que não foi fácil pra ninguém! Mas a ausência de atualizações não se deve à falta de assunto, afinal isto nós temos de sobra, nem aos meus problemas pessoais. Na verdade, a minha dificuldade em manter o blog atualizado se deve a um fato muito bom, que veio para salvar o meu ano de 2020, para que não fosse totalmente perdido! A minha dificuldade se deve às adequações que estou fazendo em minha rotina diária, desde que me tornei editor geral da revista digital Vida Destra! Além de manter a minha coluna Conexão Japão, também estou responsável pela editoria da revista. É um trabalho inédito para mim, mas a experiência que adquiri como editor deste blog, tem me ajudado muito neste novo desafio!

Quero deixar claro a todos que, apesar das dificuldades, pretendo manter este blog atuante, e pretendo voltar a atualizá-lo com mais frequência!

O ano de 2020 foi difícil para todos nós, que enfrentamos as consequências desta pandemia maldita em maior ou menor grau. Como vivi a maior parte do ano lá no Japão, tive o privilégio de viver o dia a dia em países que tratam a pandemia de formas distintas. Japão e Brasil combatem a Covid-19 de formas tão diferentes, que às vezes tenho a impressão que estamos lidando com duas doenças diferentes. Já escrevi a respeito disto!

A pandemia serviu para que as verdadeiras faces dos políticos viessem à tona, mostrando a todos de forma escancarada quais são os verdadeiros interesses de cada político, e ficou claro que o povo ocupa o último lugar na lista de prioridades da maioria deles. A velha política ainda está mais forte do que gostaríamos, e as velhas raposas felpudas continuam atuantes como sempre!

E isto nós vimos refletido nas urnas, nas eleições municipais, que mostrou através das abstenções elevadas, que o povo ainda não atingiu a maturidade necessária para que possamos enfrentar de forma efetiva os velhos esquemas políticos que ainda infestam o nosso país. Temos muito trabalho pela frente, para conscientizar as pessoas do seu papel dentro da democracia e do nosso processo eleitoral.

Claro que precisamos considerar que o pânico causado pela pandemia, bem como os seus efeitos econômicos, influenciaram muito os aspectos políticos deste ano. E aqui não podemos nos esquecer do papel nefasto que a imprensa teve, reforçando seu posicionamento nada isento, e manipulando as informações com o objetivo de manipular a opinião pública, fazendo-a acreditar nas previsões catastróficas que os arautos do apocalipse sanitário faziam o tempo todo, alimentando a histeria das pessoas, não acostumadas a lidar com este tipo de situação. Por isso estranhei tanto a maneira como o Brasil e o Japão lidam com a doença, já que lá a população está acostumada a combater as epidemias anuais de influenza, que é causada por um vírus da família dos coronavírus. Há também o fato de os japoneses estarem preparados para enfrentar desastres sem similares no Brasil, o que os torna menos histéricos e mais organizados.

Eu acredito que apesar de tudo, de toda a manipulação da mídia, do medo, da histeria, das dificuldades econômicas, das medidas autoritárias e ditatoriais restritivas vindas de alguns governantes, nosso povo se saiu bem! Sobrevivemos, para enfrentar um novo ano, mas ficou claro que se quisermos que o ano de 2021 não seja um ano perdido, ou uma mera continuação de 2020, precisaremos mudar as nossas atitudes e fazer neste ano aquilo que deixamos de fazer no ano que se encerrou, e precisamos reagir a tudo aquilo que não reagimos. A omissão não deve ter espaço em nossas vidas neste ano que se inicia!

Não podemos mais nos omitir e nem delegar nossas responsabilidades a outras pessoas. Muito do que aconteceu de ruim ao longo de 2020 foi justamente porque não reagimos. Nos acostumamos a levantar hashtags na internet e nos esquecemos que é na vida real que as coisas acontecem! Quando o povo reagiu, as coisas mudaram! O exemplo dado pelo povo de Búzios não me deixa mentir!

Enfim amigos leitores, temos que aprender com tudo o que aconteceu em 2020, sejam coisas boas ou ruins, tudo nos permite um aprendizado! Não podemos nos permitir cometer os mesmos erros! Mais um ano que termina, mais um ano que começa, sob a graça e as bênçãos de Deus! Muito obrigado a todos por terem prestigiado o meu trabalho em 2020, espero tê-los a meu lado novamente em 2021!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro