Sérgio Moro no Roda Viva

Sérgio Moro - Ministro da Justiça e Segurança Pública

Nesta segunda-feira 20 de janeiro, a TV Cultura transmitiu o primeiro programa Roda Viva da temporada 2020. Comandado pela jornalista Vera Magalhães, o programa recebeu o ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro. Como era de se esperar, o programa alcançou os trend topics mundiais do Twitter, estando na liderança dos tópicos mais comentados.

Eu não pretendia assistir ao programa, pois ainda estou meio ressabiado com este tipo de entrevista com Moro, depois de ter assistido às sessões das Comissões de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, no ano passado, quando Moro foi espontaneamente dar explicações aos congressistas a respeito dos vazamentos do intercePT. Depois de ver Moro ser submetido a um interrogatório feito por inúmeros criminosos de colarinho branco, fiquei com tanto nojo e tanta raiva que fiquei desanimado com a entrevista no Roda Viva, principalmente porque sei também que a qualidade dos nossos jornalistas deixa muito a desejar e sei que nos últimos tempos o programa perdeu a isenção e a imparcialidade que o consagraram.

Mas depois de conversar com amigos do grupo de monarquistas do WhatsApp, mudei de ideia e embora não tenha tido condições de assistir ao vivo, assisti depois pelo Youtube. E confesso que valeu a pena. O Roda Viva ficou famoso por colocar o entrevistado no centro de um círculo, onde fica rodeado por jornalistas que ficam num plano superior ao do entrevistado. O cenário e os renomados jornalistas que eram convidados para o papel de entrevistadores, sempre colocavam o entrevistado numa posição defensiva, onde seria encurralado pelas perguntas muitas vezes difíceis que eram feitas.

Mas o Roda Viva já não é o mesmo, os nossos jornalistas já não são os mesmos, e até mesmo Sérgio Moro já não é o mesmo! Embora ainda mantenha a sua calma característica, suas respostas foram certeiras e até mesmo irônicas, e Moro não se deixou intimidar pelas tentativas dos jornalistas de emparedá-lo. Foi uma boa entrevista, apesar do baixo nível dos nossos jornalistas, que não conseguem ser imparciais ao tratar de assuntos de interesse público. Nem vou me dar ao trabalho de reproduzir trechos da entrevista, pois já tem muita coisa circulando nas redes sociais.

Mesmo assim valeu a pena, e aconselho a quem não assistiu que assista! Não é à toa que Sérgio Moro tem tanta popularidade. Por mais que a mídia tente, não conseguem imputá-lo nada ilegal ou imoral. Nosso ministro da Justiça segue sendo um dos homens públicos mais íntegros dos últimos tempos, e nada parece abalar essa integridade. Como os internautas costumam dizer, na brincadeira, Sérgio Moro manuseou muito bem as tramontinas!!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro