Governo anuncia aumento salarial para professores

Abraham Weintraub - Ministro da Educação

Era para ter publicado com as atualizações de ontem, mas acabei me esquecendo desta excelente notícia! Na quinta-feira 16 de janeiro, o ministro da Educação Abraham Weintraub anunciou o aumento de 12,84% no valor do piso salarial dos professores do ensino básico de todo o país. O anúncio foi feito durante a live semanal feita pelo presidente Jair Bolsonaro. Segundo o ministro Weintraub, o aumento é o maior aumento em reais desde 2009. Com o aumento, que já está em vigor, o piso salarial dos professores do ensino básico passa de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24.

O aumento obedece a chamada Lei do Piso (Lei 11.738/08), que determina que o piso salarial do magistério seja atualizado anualmente, no mês de janeiro, e este reajuste é muito superior à taxa de inflação do ano de 2019, que ficou em 4,31%.

Precisamos investir e valorizar a Educação no Brasil. E uma das maneiras de valorizar a Educação é valorizando aqueles profissionais que são responsáveis pela transmissão do conhecimento. E uma das maneiras de valorizar estes profissionais é através do pagamento de um salário decente, que permita que vivam com dignidade. Outra maneira de valorizar estes profissionais é investindo na sua capacitação permanente e num plano de carreira que permita que nossos professores possam encerrar suas carreiras no magistério num patamar acima daquele no qual iniciaram.

Também acredito que garantir uma remuneração adequada aos professores, além de ser um fator motivacional, também é um fator inibidor de greves, que fazem com que os alunos percam um tempo precioso, que pode prejudicá-los de várias formas, como no atraso do cronograma escolar que atrapalha alunos que prestarão o vestibular.

Como já escrevi em mais de um artigo para este blog, a Educação é a base da nossa Democracia e dela depende todo o futuro do nosso país. Investir em Educação é garantir nosso futuro como nação, garantir que o futuro das nossas crianças não estará perdido, mas ao contrário, que o Brasil estará muito melhor do que se encontra hoje!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro