Brasil inaugura sua nova base na Antártica!

Novas instalações da Base Antártica Comandante Ferraz

No último dia 15 de janeiro foram inauguradas as novas instalações da Base Antártica Comandante Ferraz, a chamada casa brasileira no continente gelado. A inauguração encerra uma etapa de três anos, tempo necessário para a construção das novas instalações, em substituição à base original, que foi quase totalmente destruída por um incêndio em 2012. Na ocasião dois militares brasileiros morreram tentando conter as chamas.

A comitiva de autoridades que foram à Antártica para participar da cerimônia de inauguração contou com a presença do Vice-Presidente da República Hamilton Mourão, do ministro da Defesa Fernando Azevedo, do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Marcos Pontes e do ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, além de autoridades da Marinha e jornalistas.

Localizada na Baía do Almirantado, que fica na ilha Rei George, a cerca de 130 km da península antártica, a nova base brasileira foi construída pela empresa chinesa CEIEC ao custo de US$ 100 milhões. A nova base possui modernas instalações distribuídas por 4.500 m² de área construída, podendo abrigar até 64 pessoas, que terão à disposição 17 laboratórios de pesquisas, além de alojamentos, refeitório, biblioteca, áreas de recreação e toda a comodidade necessária para trabalhar e viver. Possui também moderno sistema de comunicações e de combate à incêndios. A base leva o nome do hidrógrafo e oceanógrafo Luís Antônio de Carvalho Ferraz, pesquisador brasileiro que fez duas visitas ao continente antártico e foi grande incentivador da instalação de uma base de pesquisas permanente do Brasil na Antártica.

O Brasil tem presença permanente na Antártica desde 1984, quando a base original foi inaugurada, e é um dos poucos países que possuem bases permanentes naquele continente. A base brasileira faz pesquisas nas áreas de biologia marinha, oceanografia, climatologia entre outras áreas.

Esta base é motivo de orgulho para nós, brasileiros! Mostra que quando há seriedade, quando há trabalho dedicado, nem mesmo os piores ambientes podem nos impedir de avançar. O Brasil é uma grande nação, precisamos apenas que nosso povo passe a se dedicar ao estudo, à pesquisa, a coisas construtivas que elevam não apenas o indivíduo, mas eleva a sociedade como um todo! Educação, Ciência, Tecnologia, todas estas pesquisas podem contribuir muito para o nosso desenvolvimento! Parabéns Brasil, sigamos em frente e que esta nova base de pesquisas logo nos traga suas descobertas!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro