Senado Federal aprova a Medida Provisória 871/2019

O painel do plenário do Senado com o resultado da votação


O plenário do Senado Federal aprovou na noite de 3 de Junho, em uma rara sessão plenária realizada numa segunda-feira, por 55 votos a favor e 12 votos contrários, a Medida Provisória 871/2019, que institui medidas de combate às fraudes no INSS. Tramitando como Projeto de Lei de Conversão 11/2019 e reconhecida como uma medida precursora da Reforma da Previdência, a MP871/2019 foi aprovada aos 48 minutos do segundo tempo, já que a medida perderia a validade à meia-noite do dia 3. 

Apesar do trabalho de articulação e negociação realizado pelos líderes do governo e pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, muitos estão creditando esta vitória do governo Bolsonaro à maciça pressão vinda das redes sociais. Eu mesmo acompanhei através da minha conta pessoal no Twitter, as diversas postagens que cobravam os senadores a estarem presentes na sessão plenária, já que a falta de quórum condenaria a MP, por se tratar do último dia de validade da mesma. Hashtags como #MP871AprovaJa e #SenadoQuorumMP871 foram compartilhadas tantas vezes que chegaram aos trend topics do Twitter no Brasil. Eu também ajudei a compartilhar mensagens com as hashtags acima e também participei do esforço de compartilhamento de mensagens com as contas pessoais no Twitter e emails, dos senadores, além de links da página do Senado na internet e da TV Senado, no Youtube, por onde poderíamos acompanhar ao vivo a sessão plenária.

A sessão plenária começou bem esvaziada, com os senadores chegando aos poucos. Isto gerou o temor nos eleitores que o quórum, de no mínimo 41 senadores, poderia não ser alcançado. Por se tratar de uma sessão extraordinária, realizada em plena segunda-feira, coisa rara, a possibilidade de falta de quórum era grande e o quórum só foi alcançado depois das 17 horas! A mobilização nas redes foi realmente intensa, a ponto de muitos senadores usarem suas contas pessoais nas redes sociais para esclarecer seus eleitores que eles estariam presentes na sessão para votar a medida, e que votariam favorável à sua aprovação. É a primeira vez que nós eleitores, testemunhamos tantos dos nossos representantes nos dando satisfações e prestando contas de seus atos políticos! Depois de todo o esforço de mobilização e de horas de sessão, foi emocionante ouvir o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, proclamar o resultado! A nossa Democracia está amadurecendo, na mesma velocidade em que nosso povo está amadurecendo, já que os eleitores estão, aos poucos, ocupando o seu lugar na vida pública, aprendendo que, num regime democrático, os cidadãos são os protagonistas, e não os políticos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro