Protestos em 14 de junho de 2019



Os partidos de esquerda (PT, PCdoB, PSOL, entre outros), estão convocando manifestações populares para o dia 14 de junho, sexta-feira. Segundo os organizadores, os protestos tem como objetivo criticar o governo Bolsonaro, protestar contra a Reforma da Previdência e outras pautas da agenda governista. Obviamente, como já vimos em manifestações passadas, os gritos de Lula Livre também estarão ecoando entre os manifestantes, além de ataques à lava-jato e ao ministro Sérgio Moro, vítima recente de um ataque de hackers que invadiram seu telefone celular e compartilharam conversas pessoais. Ou seja, na prática nada de novo vindo da oposição.

Eu só acho que as autoridades, aí incluídas as forças policiais (Polícias Militares, Civis, Guardas Civis e Metropolitanas, Polícias Rodoviárias Federal e Estaduais, Força Nacional) e as Forças Armadas, deveriam se organizar com antecedência para garantir o direito de ir e vir, e o direito ao trabalho, dos cidadãos que não aderirem à paralisação. Ninguém deve ser obrigado a sofrer as consequências de uma manifestação organizada para ocorrer em um dia útil. Também acho que todos os dirigentes de partidos e entidades que estiverem ligados às manifestações, mesmo que não formalmente identificados como organizadores, devem ser responsabilizados por todo e qualquer problema decorrente dos protestos, aí incluídos agressões a cidadãos, jornalistas e integrantes das forças policiais, e também qualquer dano decorrente de depredação do patrimônio público ou privado, quando não for possível identificar, processar e punir os autores destes atos.

Sou democrata e como tal, defendo o direito das pessoas de se manifestarem livremente, mesmo que sejam esquerdistas com ideias absurdas e fora da realidade. Mas o direito deles se manifestarem não pode interferir no direito das outras pessoas, de ir e vir, e trabalhar normalmente. Como já escrevi em outras postagens, os direitos e liberdades individuais não são ilimitados, pelo contrário, pelo bem da vida em sociedade e do bom convívio entre as pessoas, todos os direitos tem limites e responsabilidades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro