Roberto Jefferson e a Direita Brasileira
Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB |
Desde que o ex-deputado federal Roberto Jefferson, iniciou uma aproximação com o presidente Bolsonaro e com o governo, que estou querendo escrever a respeito deste assunto e manifestar a minha opinião! Atual presidente nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Roberto Jefferson tem ganhado a atenção dos canais e mídias de direita, que estão dando espaço para que o delator do esquema do mensalão se manifeste. Jefferson já chegou a convidar o presidente Jair Bolsonaro para ingressar no partido que preside, já que no momento o presidente não está filiado a nenhum partido político. Em público, Roberto Jefferson tem feito de tudo para mostrar à militância apoiadora do governo que é um homem de direita e que defende os valores e as pautas conservadoras. Tem sido fotografado fazendo o habitual gesto imitando uma arma com as mãos, gesto este muito utilizado pelo presidente Bolsonaro e por seus apoiadores, não apenas durante a campanha eleitoral, mas ainda hoje em qualquer manifestação de apoio ao governo.
Se levarmos em consideração a atual situação do governo no Congresso, que depois de todas as traições e depois do racha do Partido Social Liberal (PSL), ficou praticamente sem uma base de apoio, tornando muito difícil a tramitação de projetos e medidas enviadas pelo governo, bem como dificultando muito barrar projetos que contrariam as pautas governistas e que prejudicam o país, a sedução proporcionada por esta aproximação fica fácil de entender, mas não de aceitá-la!
Embora o PTB seja um partido essencialmente de esquerda, apesar da postura e das palavras de seu presidente, receber o seu apoio no Congresso não seria um problema, desde que este apoio ocorresse sem os velhos esquemas do toma-lá-dá-cá! E fica difícil acreditar que Roberto Jefferson tenha oferecido ao governo o apoio do seu partido apenas por um sentimento patriótico, já que ele é um corrupto confesso, que teve o seu mandato cassado, foi condenado por corrupção, perdeu os seus direitos políticos, e que só está em liberdade graças à benevolência do Supremo Tribunal Federal.
Roberto Jefferson ganhou notoriedade nacional ao denunciar o esquema que ele chamou de Mensalão. Todos sabemos, porém, que tal denúncia não ocorreu por ímpeto patriótico, mas aconteceu porque Jefferson foi traído por seus comparsas e o desejo de vingança falou mais alto! Toda vez que ouço o nome de Roberto Jefferson, me vêm à memória a cena na qual ele está na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados e diz o seguinte: " Zé Dirceu, se você não sair daí rápido, você vai fazer réu um homem inocente, que é o presidente Lula! Sai daí rápido Zé!". Eu não me esqueci desta cena e desta fala!
Sabemos muito bem que Lula, de inocente não tem nada! Tanto que já coleciona condenações e só está em liberdade graças ao ativismo judicial do STF, que muda o entendimento legal de acordo com as suas próprias conveniências. Puxar a ficha de Roberto Jefferson nos expõe à toda podridão que só é encontrada nos porões da velha política, habitados pelas velhas raposas felpudas, que tanto queremos afastar da vida pública. Por isso, a aceitação do apoio oferecido por Jefferson e seu partido, deve ser feita com todas as ressalvas possíveis e um possível ingresso no PTB, do presidente Bolsonaro e de outros políticos aliados que atualmente estão sem partido, na minha opinião, sequer deveria ser considerado!
Por mais que tente se mostrar defensor das nossas pautas e valores, não consigo acreditar em sua sinceridade e desconfio das suas intenções. Alguém pode me questionar, afirmando que as pessoas podem se arrepender e mudar. Porém, se a pessoa que pensa assim se der o trabalho de pesquisar verá que, se tal mudança de conduta e caráter de Roberto Jefferson realmente ocorreu, ela foi muito recente para que eu possa acreditar nessa mudança e confiar nele! Até aqui, Roberto Jefferson tem apenas a sua palavra afirmando que defende as pautas conservadoras, não tem nenhuma atitude concreta que comprove que realmente ele vive segundo os valores os quais afirma defender! Até aqui, há apenas gestos teatrais que visam enganar a militância bolsonarista e ganhar a simpatia dos apoiadores do governo!
Minha desconfiança a respeito de Roberto Jefferson só aumentou quando veio a público a maneira como ele responde aos apoiadores do governo que o contestam. Na minha opinião, se ele não deve nada a ninguém e se ele de fato é um homem sinceramente arrependido de seus atos passados e quer ser um novo homem, permanecendo na vida pública e na política, não deveria ser tão agressivo em relação a questionamentos que são mais que naturais, se considerarmos o seu passado e o meio político onde ele deseja se inserir agora!
Roberto Jefferson, não confio em você e não acredito na sinceridade das suas intenções! Você tem todo o direito de participar da vida política do país e de oferecer o seu apoio a quem você quiser. Vivemos em uma democracia, e você tem total liberdade de expressão! Diga e pense o que quiser! Mas eu sou detentor dos mesmos direitos que você, com a diferença que não possuo nenhuma condenação criminal! E, apesar de eu estar vivendo no exterior, estou moral e legalmente apto a participar da vida política do meu país, inclusive votei nas últimas eleições presidenciais, aqui no Consulado Geral em Nagoia. Você tem atacado alguns apoiadores do governo, pelo fato de estarem no exterior, chamando-os pejorativamente de "direita canguru", dizendo que temos "coragem virtual"! Pretende me atacar também, por expor com todas as letras que não acredito em você? Vai me chamar de covarde também? Sinta-se à vontade! Quanto mais o tempo passa, mais vejo que tenho motivos para não confiar e nem acreditar em você!
Tratando de política no cenário atual, toda ajuda ao nosso Presidente é bem-vinda. É preciso dar crédito ao Presidente do PTB, tendo o cuidado de não ultrapassar a linha de retorno, pois, ele não é um principiante, longe disso, como o Sr. mesmo afirma, é uma raposa na vida política, o apoio não é gratuito.
ResponderExcluirMuito obrigado por ler e comentar!
ExcluirConcordo, todo apoio é bem-vindo! Desde que aqueles que querem apoiar o façam respeitando as novas regras com as quais trabalha o presidente!
Não acredito que Roberto Jefferson tenha se tornado um adepto da novapolítica, mas posso estar enganado! (Deus queira que sim!).
O tempo tratará de nos expor a verdade!