Narrativa se combate com narrativa!!



"Imprensa se combate com imprensa!"
D. Pedro II


Inicio este artigo com esta conhecida frase proferida pelo imperador D. Pedro II, lá no século XIX. Muitas pessoas desconhecem tanto a frase, quanto o contexto em que foi dita. O Brasil, durante o Segundo Reinado, era uma democracia reconhecida internacionalmente, e possuía uma liberdade de imprensa avançada para a época, inexistente mesmo nos países ditos "evoluídos" da Europa. Uma rápida pesquisa em jornais e publicações da época nos mostram charges que satirizavam o próprio imperador, artigos defendendo a república, entre outras pautas que, em outros países, seriam censuradas e jamais seriam publicadas. Mas o nosso imperador não permitia nenhum tipo de censura contra a imprensa, mesmo quando o atacavam ou ridicularizavam, e quando proferiu a frase acima, ensinou como devemos agir, não apenas em relação à imprensa, mas à mídia de forma geral.

Informação se combate com informação, diria D. Pedro se vivesse hoje, na era da informação! E porque iniciei este artigo tratando deste assunto? Bem, todos sabemos que uma certa pseudo cineasta produziu um material que nem pode ser chamado de documentário, tratando de alguns temas políticos da atualidade brasileira, sob uma ótica ideológica esquerdista, que tira do documentário qualquer imparcialidade, que normalmente é esperada de produções deste gênero.

Não bastassem as mentiras descaradas contidas no documentário, agora a sua produtora anda falando bobagens em entrevistas concedidas no exterior. Isto tem provocado, com razão, fortes reações dos brasileiros nas redes sociais. Eu também estou indignado com as mentiras ditas pela tal pseudo cineasta, que me nego a citar o nome, pois não vou contribuir para que seja divulgado, mesmo que indiretamente, por este blog!

Mas ao invés de pedir a censura ou algum tipo de proibição em relação ao documentário, ou algum tipo de punição contra a cineasta, prefiro deixar que ela continue falando! Como assim? me perguntarão os mais exaltados! Vou expor o meu raciocínio, e como vivo no exterior tenho uma visão um pouco diferente daquela de quem vê a situação a partir do Brasil.

Longe de mim defender os argumentos toscos e mentirosos dela! Não se trata disso! Como afirmei em minha conta no Twitter (@srsjoejp), por mais que o nosso sangue ferva, ela está exercendo a sua liberdade de expressão. Sei que alguns poderão alegar que ela comete crime de lesa-pátria ao divulgar informações falsas envolvendo o presidente da república e o governo brasileiro, mas mesmo assim trata-se de uma situação que a meu ver, não deve ser combatida pelo governo, pois ao fazê-lo, estaremos corroborando a narrativa falsa que estão tentando emplacar. Pessoas como essa tal cineasta são a prova cabal de que o Brasil vive uma democracia plena! Nenhum governo ditatorial ou autoritário  no mundo permitiria que um documentário como esse fosse produzido ou que aquela que o produziu saísse pelo mundo falando mal do governo com tanta liberdade! As entrevistas dela provam o contrário daquilo que ela alega!

A tal cineasta pode falar o que quiser! Isto não significa que acreditarão nela! As pessoas no exterior cuja opinião nos interessa não baseiam as suas opiniões e decisões acerca do Brasil em entrevistas de pessoas como ela! Devemos nos lembrar que ela não é a primeira a produzir algo assim! Basta ver a série O Mecanismo e o famigerado filme sobre Marighella! Por mais que estas pessoas tentem vender uma imagem de retrocesso em relação ao Brasil, o reconhecimento internacional dado ao trabalho do ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro e ao ministro da Economia Paulo Guedes nos mostra que a imagem que o mundo tem do Brasil, na prática, é bem diferente daquela que a esquerda tenta disseminar.

Empresários e governos estrangeiros, quando querem informações a respeito do Brasil, geralmente recorrem aos seus embaixadores e a outras fontes de informações mais confiáveis do que pseudo cineastas. É por isso que mesmo com tanta gritaria e histeria na área ambiental, os países não deixaram de fechar acordos comerciais conosco, e os negócios não foram afetados da forma como os esquerdistas gostariam. E é isto que eles querem: o fracasso do governo Bolsonaro, e com ele o fracasso do ideal Conservador e dos valores que este ideal defende. Querem o fim da Direita!

A melhor forma de lutar contra narrativas, é com narrativas! A melhor forma de combater informações é com informações! A melhor maneira de combater a mentira é propagando a verdade! Ao invés de perdermos tempo e gastarmos energia brigando contra uma pseudo cineasta que não vale o nosso esforço, deveríamos nos esforçar para combater a sua narrativa com a verdade! Nesse ponto, acho que cabe uma crítica contundente à Secretaria Especial de Comunicação Social (SECOM), o órgão do governo responsável por toda a parte publicitária e de informação do governo federal brasileiro. Eles estão muito tímidos na produção de material publicitário relacionado aos grandes feitos do governo, material este que poderia servir de munição contra estas narrativas esquerdistas. O governo só se mexe depois que é atacado, precisamos deixar a postura defensiva e passar a atacar, divulgando aos quatro ventos todos os projetos e todo o trabalho realizado pelo governo. Existe um exército de apoiadores subaproveitado, e que poderia estar divulgando pelas redes as informações, se estas fossem disponibilizadas. Rede para distribuir o governo já possui, falta apenas o material!

Enquanto padecemos a falta de material contendo a verdade dos fatos, a esquerda não perde tempo produzindo material mentiroso, de todas as formas! Precisamos contra-atacar, não com histeria, mas com inteligência e método! E já que no momento nos faltam materiais para combate, a melhor linha de ação que podemos adotar é não ajudar a promover essa gente, de forma nenhuma! Deixem que falem, como dizem por aí, falar até papagaio fala. Agora resta saber se darão ouvidos. A Direita não pode mais fazer o papel de platéia para a esquerda. Que falem para as moscas! Nós não temos tempo a perder com eles. Temos um país a reconstruir!

Comentários

  1. Parabéns, nossa luta não é somente com os deturpadores da verdade, esses caem no ostracismo, mas nosso objetivo são mudanças republicanas excenciais para a transformação, econômica, política e social, com ética, moralidade e dignidade, conquistadas através da vontade do povo.
    Não temos tempo a perder, nossos congressistas e Ministros do STF, trabalham em causa própria, ações anti republicana, por isso o povo deve assumir a responsabilidade.
    Tenho postado insistentemente, nosso Presidente tem pedido socorro em suas entrevistas quando fala:
    "Não posso fazer tudo sozinho" - "preciso de ajuda de vocês" - dependendo do Congresso e do STF". Ele está pedindo, rogando, implorando para nós, o povo, tome uma atitude contra o Congresso e o STF.
    Existe uma única saída para mantermos nossa República livre e em desenvolvimento:
    Invadir Brasilia, tomar o Congresso e o STF, convocar o STM, formar o Conselho da República, fazer as reformas necessárias, e, então, convocar novas eleições parlamentares. Urgente!
    Vamos fazer uma ucranização, limpeza, a vontade do povo é superior a todas as leis, inclusive superior à Constituição. Entendam, o aparelhamento do Estado, não vai permitir ao Presidente governar.
    Edson Dorini

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Sander! Gosto muito dos teus comentários, pois, traduz perfeitamente o que acontece no governo Bolsonaro e, em torno dele.
    A união faz à força e, acredito que uma grande convocação nacional é necessária pra que possamos mostrar à força de um povo que quer mudanças na política , judiciário com atitudes que visem o bem de todos em nosso Brasil!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão excluídos!

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro