A república brasileira fracassou!


Eu estou perto de completar 46 anos de idade. Destes 46 anos, 24 eu vivi aqui no Japão. Estou vivendo há mais tempo numa monarquia constitucional parlamentarista do que vivi na república brasileira! Mas foi há apenas dois anos que me tornei monarquista! O fato de viver numa monarquia não me transformou automaticamente num monarquista! E não que eu fosse um crítico do sistema político japonês, ao contrário, mas é que aqui o sistema político é tão estável que no dia a dia até esquecemos que existe um imperador no trono!

A república brasileira fracassou! A cada dia que passa, isto fica mais evidente! A república brasileira está parecendo um cadáver insepulto que a cada dia apodrece mais, e o mau cheiro da sua podridão atingiu níveis insuportáveis. Diante de todos os fatos políticos ocorridos nos últimos dois anos, fica difícil, ou quase impossível a qualquer pessoa comum imaginar que a situação política atual tenha conserto sem que seja necessária uma ruptura institucional. Seria muita ingenuidade nossa imaginar que, como num passe de mágica, nossos políticos deixassem de trabalhar em proveito próprio e passassem a trabalhar pela população e pelos interesses do país. Eles já mostraram que o mau caratismo está tão arraigado que só nascendo de novo para mudar suas atitudes!

E por que permitimos que estas pessoas chegassem a posições de poder? O sistema político republicano explica isso. Principalmente o sistema republicano brasileiro, que tem as suas peculiaridades. Nossa república já começou errada! Ela nasceu com o propósito de atender os interesses da elite brasileira da época, e não da população em geral. A proclamação da república não era um desejo do povo. Por isso foi necessário um golpe militar para que o regime monárquico fosse substituído pelo republicano. E a democracia vivida durante o período imperial foi abruptamente substituída por uma ditadura militar, que cassou vários dos direitos civis da época, como a liberdade de imprensa.

O golpe republicano foi extremamente traumático para o Brasil, a despeito de não ter havido grande derramamento de sangue. Este golpe militar encerrou da noite para o dia um regime que já perdurava por 389 anos! Sim, por que desde o início da nossa história, estivemos sob o regime monárquico, primeiro como um principado, depois como reino unido de Portugal e Algarves e depois como Império do Brasil. Quase quatro séculos de história foram encerrados de repente, e nossos valores e nossas referências foram substituídas de forma arbitrária pelos novos donos do poder. Após 130 anos de fracassos recorrentes, já podemos ter a certeza de que a república não deu certo no Brasil.

Um sistema que é criado apenas para atender interesses econômicos e políticos de uma elite contrariada, só poderia estar fadado ao fracasso. Todos sabemos que o fator preponderante que levou à queda do império foi a abolição da escravidão, que teve grande impacto entre os produtores de café, que eram os que detinham o poder econômico e consequentemente, influenciavam o poder político naquela época! Esta elite, que incentivou o golpe republicano, está no poder até hoje. Por isso vemos sempre os mesmos caciques políticos exercendo os cargos públicos, que são exercidos por pais e filhos, como se fossem algo que pode ser transferido hereditariamente! O modo como nossa república nasceu explica o por quê de não termos representatividade no Poder Legislativo, o por quê do judiciário trabalhar como trabalha e o por quê do Poder Executivo estar à mercê das vontades nada éticas do Congresso Nacional e dos seus membros.

Chegamos ao ponto em que a substituição do nosso regime de governo se tornou inevitável. Não posso afirmar se esta substituição ocorrerá agora, mas não é possível imaginar que o país, as nossas instituições e a nossa democracia possam sobreviver por muito tempo mais nesta situação de total descrédito e aparelhamento. Não é apenas um aparelhamento ideológico de esquerda que está corrompendo as instituições brasileiras, há um aparelhamento político e econômico promovido pelas elites há mais de um século, e que não permite que estas instituições trabalhem a serviço da população, e de fato representem os interesses dos eleitores. Hoje, a república só é bonita na teoria, pois na prática se mostrou inviável.

Diante de tantos problemas, que a acompanham desde o nascimento, posso dizer com todas as letras que nossa república fracassou. Ela até pode dar certo em outros países, mas nós nascemos como monarquia e vivemos a maior parte da nossa história sob este regime. Por isso, posso dizer também que nossas raízes monárquicas são muito profundas, e apesar de todos os esforços, não foram totalmente arrancadas pelos golpistas republicanos. Ainda temos raízes monárquicas, e somos um país privilegiado, pois temos um porto seguro para onde retornar. Temos raízes que podem ser restauradas, ainda podemos recuperar o tempo que foi perdido na aventura republicana fracassada.

Todos os brasileiros sonham com a chegada de alguém que coloque ordem na casa! Que coloque ordem no Congresso Nacional, que coloque o Supremo Tribunal Federal para trabalhar dentro de suas atribuições, que impeça que corruptos e pessoas maculadas cheguem ao exercício do poder e que afaste aqueles que não cumprem com suas obrigações ou que trabalham em benefício próprio. Todos sonhamos com a chegada de alguém que moralize a nossa política e o nosso serviço público, e que seja o olhar atento e fiscalizador que guarda os interesses do povo brasileiro e garanta que a nação esteja sempre em primeiro lugar! Já tivemos este sentinela, este farol moral, e permitimos que o expulsassem do país, de forma covarde! Mas podemos corrigir esta tremenda injustiça!

Está claro para mim que o ponto de não retorno está muito próximo. E quando ultrapassarmos este ponto, a restauração da nossa monarquia será inevitável. E não se trata apenas de restaurar um regime político, mas se trata de restaurar nossa alma! De recuperar a nossa história, a nossa identidade e recuperar o controle do nosso destino enquanto nação! Que Deus abençoe e proteja o Brasil, hoje e sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro