A era da vigilância total



No artigo anterior, eu tratei da questão da manipulação de informações feita pelas empresas que criam e administram os aplicativos de redes sociais. Este é um dos aspectos mais visíveis, pois a manipulação de dados e informações que circulam nas redes se dá de maneiras nada sorrateiras, com o banimento de perfis e contas sendo um procedimento recorrente de faxina virtual, para se filtrar as informações que circulam nas redes e eliminar aquelas que forem consideradas nocivas pela ORCRIM. Atualmente estamos cercados de informações por todos os lados, e infelizmente muitas destas informações não são nada confiáveis. A própria imprensa tem sido usada para a propagação de narrativas políticas que visam endossar uma pauta progressista que, vestida de modernidade e liberdade, no fundo pretende aprisionar as pessoas e torná-las apenas instrumentos para a obtenção e a conservância de poder. Se a imprensa já foi considerada um dos pilares da Democracia, hoje ela já não tem esse papel, que foi assumido pelas redes sociais, permitindo a universalização do debate político, a participação de todas as pessoas, e a divulgação de todas as pautas possíveis! Este é, inclusive, o motivo de existir essa tentativa de manipular e calar setores específicos, que se utilizam das redes para propagar ideias contrárias ao progressismo e ao globalismo.

Mas a questão que envolve as redes sociais é muito mais complexa. Elas tem outros papéis e um deles é o de monitoramento e vigilância. Todos nós que utilizamos redes sociais estamos expostos à vigilância e monitoramento de nossas palavras e ideias. E este monitoramento não é apenas feito por profissionais, mas já existem programas de inteligência artificial que monitoram a navegação nas redes e tentam induzir o usuário a ler determinada notícia, compartilhar determinado conteúdo ou ajudar a subir determinada hashtag ! E todos já percebemos como somos boicotados! Sempre que vamos usar uma hashtag no Twitter, por exemplo, o sistema automaticamente tenta nos induzir ao erro, propondo tags com grafia incorreta ou sugerindo tags que defendem pontos de vista contrários aos nossos! É uma manipulação escancarada! Isso sem falar na presença dos famigerados robôs virtuais!

Mas a vigilância e o monitoramento não se dão apenas no âmbito das redes sociais! Hoje somos monitorados e vigiados fora delas também! E o grande instrumento utilizado para isso são os telefones celulares! Através deles é possível saber onde estamos, onde estivemos, com quem falamos, o que compartilhamos, o que compramos, quais músicas ouvimos, o tipo de notícia que gostamos de ler, os filmes que gostamos de assistir e outros hábitos de consumo! Todas estas informações são usadas comercialmente para o direcionamento de marketing, mas além deste uso, as informações coletadas também servem ao propósito de vigilância política. Esta vigilância varia de país para país, e aqui na Ásia temos o exemplo clássico da China! Aqui no Japão o monitoramento existe, embora oficialmente seja usado para fins de segurança pública, que é feito através de câmeras de vigilância e programas de reconhecimento facial. Esta vigilância já permitiu a prisão de alguns criminosos que estavam foragidos há anos e que foram pegos graças às câmeras e aos programas de reconhecimento facial.

A tecnologia em si não é boa e nem má. O uso que o ser humano faz dela é que é o problema! Governos e regimes autoritários, de posse de mecanismos tão modernos de controle e vigilância, tendem a se fortalecer e endurecer, aumentando a opressão e a repressão. Já governos e regimes democráticos também podem fortalecer a Democracia, facilitando a divulgação de ideias e a participação das pessoas na vida política, além de permitir um maior combate á corrupção e aos crimes em geral, através da adoção de sistemas de controle que dificultam o desvio de recursos públicos e do uso de ferramentas tecnológicas como meio de inibir a prática de delitos e facilitar a apuração dos crimes cometidos, bem como a punição dos criminosos. O trabalho de inteligência realizado pelas polícias ganha muito com as ferramentas fornecidas pela tecnologia.

Por isso é bastante complicado delimitar a linha que separa o justo uso das redes sociais e dos mecanismos de vigilância, do uso abusivo e da invasão de privacidade. E como mencionei, ficar fora das redes sociais ou da internet não resolve o problema! Todo esse sistema já está se entranhando em nossa sociedade, e a cada dia que passa, se infiltra em novas áreas da nossas vidas! Em países como o Brasil, a vigilância ainda não está tão disseminada fora das redes sociais e da internet, quando comparamos com países como o Japão, por exemplo, mas cresce a olhos vistos, já que existem interesses poderosos por trás de tudo isto! Países como a China e o Japão caminham rapidamente para a eliminação do dinheiro físico e o uso apenas do dinheiro digital, obrigando as pessoas a adotarem o uso sistemático de smartphones, sob pena de terem dificuldades crescentes no dia a dia! 

As pessoas, de forma geral, não gostam de se sentir atrasadas, e prezam o sentimento de pertencimento. A sensação de exclusão não faz bem às pessoas, e isto é amplamente explorado pelas empresas e por todo o sistema que está por trás de toda a manipulação que nossa sociedade sofre! Infelizmente vivemos em uma era onde tudo o que dissermos, ou fizermos, poderá ser usado contra nós! E tudo é feito para que a gente aja de forma inconsciente, de modo que a gente forneça informações sem perceber! Sem querer, e nem perceber, estamos municiando os nossos inimigos!

Como mencionei, é muito difícil ficar fora de tudo isto! Será que a solução é fugir para as montanhas? Pode ser! Mas acredito que ainda assim não estaremos totalmente a salvo, talvez apenas consigamos adiar o inevitável! Mas mesmo tudo isto sendo preocupante, não podemos nos deixar levar por paranoias, temos que manter nossos pés firmes no chão real! E usar a nossa inteligência para buscar meios, sejam tecnológicos ou sejam legais, para nos defender e para ajudar a delimitar uma linha clara, a partir da qual qualquer informação pessoal seja considerada inviolável!  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro