Por que prefiro escrever?



Eu gosto muito de ler e de escrever. E como já mencionei em outras oportunidades, o meu desejo de escrever um blog era antigo. Quando eu decidi dar inicio a este projeto, há quase um ano atrás, muitos me perguntaram o porquê de escrever um blog ao invés de iniciar um canal no Youtube, sob a alegação que hoje em dia, dadas as dificuldades diárias das pessoas, a maioria prefere assistir ou ouvir do que ler. Concordo que na correria do dia a dia é mais fácil ouvir um podcast ou assistir a um vídeo no celular do que ler. Mas mesmo diante de tudo isto, resolvi optar mesmo pelo blog.

Considero a escrita uma arte. E claro que não me considero um escritor ou articulista perfeito, ao contrário, sempre gosto de deixar claro que sou um cara comum, sem nenhum título acadêmico ou coisa parecida. E gosto da escrita por que, ao contrário do que é falado, as palavras ficam gravadas por muito tempo. Palavras faladas são carregadas pelo vento. Palavras escritas ficam por muito tempo. É uma espécie de compromisso com os próprios argumentos, pois o que eu escrevo hoje poderá ser desmentido por algo que eu vier a escrever no futuro. Escrever exige coerência. E claro que isso não significa que as minhas ideias fiquem engessadas, eu posso mudá-las ao longo do tempo sem problema nenhum, pois todos os dias aprendo coisas novas. Escrever é quase como compor uma música, pois exige o conhecimento da Língua Portuguesa da mesma forma que os compositores precisam conhecer as notas musicais. Assim como a música, um texto bem escrito possui harmonia, ritmo e tom, e as grandes obras da literatura são comparáveis às grandes obras musicais!

A escrita é tão importante, que é o divisor de águas que dá início à nossa História como civilização. Foi a descoberta da escrita que nos permitiu deixar a pré-história e iniciar um novo trajeto rumo ao futuro, preservando o conhecimento e os avanços dos nossos antepassados. Ainda hoje podemos apreciar a escrita dos nossos antepassados mais remotos, transmitindo-nos informações que nos mostram o que acontecia há milênios atrás e nos ajudam a compreender quem somos hoje e como chegamos até aqui. Sem a escrita, não existe História, pois não saberíamos o que aconteceu e por mais que hajam tradições orais, elas não são tão confiáveis quanto a escrita. Graças a escrita, podemos conhecer a história de civilizações como os sumérios, babilônios, assírios, persas, egípcios, chineses, gregos, romanos, entre tantos outros povos que ajudaram a moldar o mundo em que vivemos. Ainda hoje somos influenciados pelo conhecimento deixado por estes antepassados. O Código de Hamurabi, um dos mais antigos conjuntos de leis escritas conhecido, foi algo tão importante que até hoje influencia os nossos códigos legais! E a escrita é tão importante que até a nossa fé é baseada e transmitida pela palavra escrita, que já perdura por séculos! A escrita é importante a nível pessoal, pois através dela registramos todos os eventos relevantes das nossas vidas: nascimento, casamento, formatura, morte, etc, deixando um pouco das nossas histórias registradas para a posteridade; e também é importante para a sociedade, pois também registra tudo o que tem valor: contratos, escrituras, sentenças judiciais, tratados com outras nações, o próprio papel-moeda, etc.

Tenho muitos motivos para preferir a escrita. E um dos motivos que considero entre os principais é o fato que a leitura ajuda a desenvolver o nosso intelecto, pois exige muito mais do nosso cérebro do que ouvir ou assistir. E é óbvio que para que alguém possa ler, alguém tem que escrever. E escrever também nos ajuda a evoluir mentalmente, pois a organização das ideias a serem passadas para o papel exige concentração e raciocínio lógico. Por isso gosto de escrever, pois a cada artigo escrito sinto que meu raciocínio está melhor, me auxiliando a compreender os fatos e acontecimentos ao meu redor, para formar o meu próprio juízo a respeito deles. Em tempos de Fake News, ter a capacidade de analisar as informações por conta própria sem depender de "formadores de opinião" é ainda mais importante! E por isso eu apoio as pessoas que tem a coragem de expor suas opiniões, principalmente os que o fazem de forma escrita.

Nós brasileiros precisamos desenvolver o hábito da leitura. Só assim teremos acesso a tanta informação que nos foi deixada pelos nossos antepassados, e só assim poderemos conhecer a nossa História nacional, que nos permitirá entender o porquê de as coisas estarem como estão hoje. Através da leitura nós também poderemos resgatar os grandes nomes da nossa literatura, que se encontram esquecidos e suas grandes obras relegadas ao passado.

Tenho muitos motivos para defender o fato de gostar de escrever. E se você leu este texto até aqui, saiba que você é o maior destes motivos! Afinal todo escritor escreve com o desejo de ser lido por alguém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro