E mais uma vez, Bolsonaro tinha razão!

 


Neste período pós 1º primeiro turno das eleições municipais, enquanto nos preparamos para o 2º turno, devemos analisar o cenário eleitoral, para que possamos iniciar o planejamento dos próximos passos rumo a 2022. E antes que me chamem de apressado ou precipitado, lembro a todos que, quando se trata de política e eleições, quanto antes iniciarmos o planejamento estratégico, melhor! Candidatos precisam ser vistos e ouvidos, para serem conhecidos pela população e lembrados, e não se ganha a confiança dos eleitores da noite para o dia! Candidatos de última hora tem menos chances de serem vitoriosos nas urnas!

Os números destas eleições mostram o enfraquecimento da esquerda, e o crescimento de partidos de centro. Muitos estão esperneando por isso, mas se analisarmos friamente a situação, poderemos fazer algumas constatações interessantes!

Para entendermos o cenário político pós eleições, precisamos entender que, se a direita e os conservadores não ocuparam todo o espaço pretendido, isto se deve principalmente ao fato de não termos partidos conservadores no Brasil. Este é um aspecto importante a ser considerado!

Uma das constatações que podemos fazer é que os eleitores compreenderam que, se quisermos mudar as práticas políticas e também mudar as leis que atrasam o país, precisamos estar dentro do sistema, e na falta de um partido conservador, os candidatos conservadores tiveram que lançar as suas candidaturas através dos partidos existentes, desde que não fossem de esquerda! Esta decisão dos candidatos nos ajuda a entender o crescimento dos partidos de centro!

Outro aspecto importante que podemos constatar, é que a maioria do eleitorado compreendeu esta questão da falta de um partido conservador, e votaram em candidatos que apresentaram pautas conservadoras, mesmo eles estando em partidos do chamado centrão! O eleitor tolerou as candidaturas em partidos de centro, mostrando que o amadurecimento político avançou neste ponto!

O fortalecimento dos partidos de centro nos mostra que, mais uma vez, Bolsonaro tinha razão! Muitos criticaram o presidente, quando ele iniciou uma aproximação com alguns partidos do centrão. Muitos deixaram de apoiar o presidente, chegando ao extremo de considerá-lo um traidor, o que obviamente é um absurdo. Naquele momento, eu considerei que o presidente estava sendo pragmático, pois a falta de uma base de apoio no Congresso estava travando o governo! Mas hoje, não considero exagero concluir que o presidente, sabendo que não temos um partido conservador e que não haveria tempo hábil para a formação do partido Aliança pelo Brasil, para lançar candidatos ainda nestas eleições municipais, iniciou uma aproximação com os partidos de centro para formar uma base aliada, considerando a possibilidade de que estes partidos passariam a contar com a presença de muitos conservadores! Por isso, ao contrário do que dizem, o presidente Bolsonaro não saiu derrotado nestas eleições, ao contrário! Os resultados mostram que o presidente fez a aposta certa!

Por isso, será importante que daqui em diante, lutemos para que possamos ter um partido para chamar de nosso, e que possa abrigar os conservadores! E temos que continuar o processo de despertar civicamente as pessoas, para que se disponham a trabalhar de forma ativa pela construção de um país melhor, inclusive ingressando  na política! Muitas pessoas reclamaram que em suas cidades não haviam bons candidatos em quem votar, o que nos mostra claramente que em muitas localidades as pessoas ainda não despertaram para o fato de que a mudança que elas querem, depende apenas delas mesmas! Mostra que enquanto as boas pessoas não se dispuserem a arregaçar as mangas e ocupar espaços na política, as más pessoas continuarão a fazê-lo! E também temos que incentivar as pessoas a votarem, lembrando que tivemos a maior abstenção da história nestas eleições!

Diante disso tudo é um exagero afirmar que a direita saiu derrotada destas eleições municipais! Embora o objetivo pretendido não tenha sido atingido, estamos muito longe de sermos derrotados. Temos problemas em locais específicos, como em São Paulo, onde realmente a situação ficou contra nós! 

Portanto amigos, o trabalho não terminou e, na verdade, não terminará enquanto o Brasil que tanto sonhamos não se torne realidade!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro