Eleições, hackers, e o futuro do Brasil!

 


Domingo, 15 de novembro de 2020, 23:47! Em pleitos anteriores, neste horário o país já teria concluído a apuração dos votos das eleições, e todos saberiam quais eram os candidatos vencedores, graças ao nosso sistema informatizado de votação. Sistema este, que foi propagandeado como sendo rápido, infalível e seguro! Era a evolução, o novo patamar da Democracia que apenas nós atingimos! Olhávamos com desdém quando países como os Estados Unidos, enfrentavam problemas na apuração dos votos em suas eleições, a exemplo do que ocorreu em 2000, na disputa entre Al Gore e Bush, e do que está ocorrendo agora no pleito entre Trump e Biden! Mas este ano as coisas estão diferentes! Ainda não sei quais candidatos irão para o segundo turno aqui na minha cidade!

A soberba dos ministros encastelados em Brasília caiu por terra! Primeiro com o hackeamento do sistema e o suposto sequestro de arquivos do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ocorrido no início deste mês, e agora, com o hackeamento dos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), responsável por todo o processo eleitoral brasileiro, em pleno dia de eleições municipais! Se não bastasse tal fato envergonhar os responsáveis pela segurança dos sistemas, por expor a sua fragilidade, ainda serviu para, a meu ver, colocar em xeque a credibilidade de todo o processo eleitoral!

Há tempos que nós, eleitores, apontamos as falhas deste sistema eletrônico de votação, sendo que a incapacidade de se auditar a apuração dos votos, bem como de recontagem manual, são as principais falhas apontadas. Não há meio de garantir que o seu voto será registrado e contabilizado corretamente! E apesar das autoridades afirmarem de forma categórica que o sistema é auditável e seguro, fatos como o que ocorreu hoje mostram o contrário!

Some-se a isso o problema da lentidão excessiva da apuração e totalização dos votos, e a paralização ocorrida na divulgação dos resultados em tempo real, e a descrença popular na lisura do pleito só aumentou. Diante de tudo o que temos acompanhado nos Estados Unidos, como esperar que nosso pleito, com todos estes problemas, esteja livre de fraudes e manipulações?

Os resultados prévios que estão sendo divulgados mostram números que dificilmente parecem refletir os votos do eleitorado! Há uma clara atmosfera de manipulação, envolvendo números que foram exaustivamente levantados por pesquisas de opinião e que foram divulgadas pela mídia. Temos a impressão que todo o processo eleitoral é apenas um teatro que tem o objetivo de validar o que foi apurado nas pesquisas de intenção de voto! Não afirmo categoricamente que há fraudes em curso, mas afirmo que existem inúmeras situações que me levam a desconfiar de todo o processo e, principalmente, do resultado que será apresentado!

Estas eleições deixaram claro que nosso processo eleitoral precisa ser revisto com urgência, se quisermos preservar a nossa democracia. Nem preciso dizer que precisamos também rever toda a legislação eleitoral, que permite que toda sorte de irregularidades aconteçam. Precisamos também rever a necessidade de manter uma estrutura judicial separada apenas para cuidar de assuntos eleitorais. A meu ver, uma estrutura perdulária, ineficiente, que leva anos para julgar processos eleitorais, chegando ao cúmulo de acusados de crimes eleitorais cumprirem e concluírem seus mandatos antes de terem as suas sentenças proferidas! Até aqui, a Justiça Eleitoral só tem contribuído para garantir a impunidade de uma elite política corrupta, que vive de assaltar sistematicamente os cofres públicos!

Temos muito o que aprender com estas eleições municipais, e pelo jeito teremos muito trabalho pela frente, pois ao que tudo indica, não conseguiremos formar a tão desejada base conservadora, e pior ainda, tudo indica que nossos opositores ganharão um espaço na política, que não deveriam ganhar de jeito nenhum! A esquerda deveria sair enfraquecida deste pleito, mas parece que não é isso o que vai acontecer! Talvez seja bom, para que a direita e os conservadores parem de brincar de militantes políticos e comecem a pensar e a agir como adultos! Coitado do Brasil!




Comentários

  1. Excelente artigo, principalmente a parte final...

    Talvez seja bom, para que a direita e os conservadores parem de brincar de militantes políticos e comecem a pensar e a agir como adultos! Coitado do Brasil!
    Adorei 👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão excluídos!

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro