Dia da Bandeira: Você conhece as bandeiras históricas do Brasil?

 

Bandeira Nacional ao Centro, ladeada por todas as bandeiras históricas
do Brasil

Hoje, dia 19 de Novembro, é comemorado o Dia da Bandeira. Este dia foi escolhido pois na mesma data, no ano de 1889, era adotada a atual bandeira nacional, através do Decreto 4 de 19/11/1889, de autoria de Benjamim Constant. A bandeira nacional atual foi idealizada por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos e Décio Vilares.

Sua criação usou como base a bandeira do Império do Brasil, que foi a nossa bandeira oficial de 1822 até 1889, substituindo o brasão imperial pela esfera estrelada que todos conhecemos. E ao contrário da crença popular, as cores verde e amarelo predominantes em nossa bandeira, não representam as matas e as riquezas do país. Na verdade, a cor verde representa a casa real de Bragança, de Portugal, à qual pertencia D. Pedro I, proclamador da independência e primeiro imperador do Brasil, e o losango na cor amarela representa a casa real de Habsburgo, da Áustria, à qual pertencia a Imperatriz Leopoldina, esposa de D. Pedro I, nossa primeira imperatriz e a primeira mulher a exercer o governo no Brasil.

Brasão dos Habsburgo, que serviu de inspiração
para nossas bandeiras imperial e nacional

Desde 1500 até os dias atuais, são treze as bandeiras adotadas pelo Brasil. Algumas destas bandeiras coexistiram com outras no mesmo período de tempo. Todas elas representam o momento histórico vivido tanto pelo Brasil, como por Portugal. A bandeira que ficou hasteada por menos tempo foi a bandeira provisória da república, que ficou hasteada por somente 4 dias, e na minha opinião, é a mais feia de todas elas! Graças a Deus que foi substituída! Depois do golpe republicano, aconteceu um esforço muito grande para substituir todos os símbolos nacionais, desrespeitando o valor histórico destes símbolos e o seu significado para o Brasil como nação. Ainda hoje, muitas pessoas desconhecem as nossas bandeiras históricas e desconhecem o real significado das cores e formas da nossa bandeira nacional atual.

No Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em Brasília, elas podem ser vistas em todos os eventos oficiais.

Solenidade no Itamaraty, com as bandeiras históricas
ao fundo


Conheça abaixo as 12 bandeiras históricas do Brasil:

1- Bandeira da Ordem de Cristo

Bandeira da Ordem de Cristo

Sucessora da Ordem dos Templários em Portugal, a Ordem de Cristo foi quem forneceu os recursos necessários para que Portugal empreendesse as grandes navegações que culminaram com a descoberta do Brasil. Embora não fosse a bandeira adotada oficialmente por Portugal, ela estampava as velas das caravelas portuguesas e foi o primeiro pavilhão a ser hasteado no Brasil.

2- Bandeira Real de Portugal (1500 ~ 1521)

Bandeira Real de Portugal

Esta era a bandeira do Primeiro Reino de Portugal, adotada de forma oficial e também usada nas embarcações lusitanas. Foi a primeira bandeira a usar o escudo português. Esta bandeira era usada tanto em Portugal, como em todas as suas possessões.

3- Bandeira de Dom João III (1521 ~ 1616)

Bandeira de Dom João III

Esta foi a bandeira adotada oficialmente por Portugal durante o reinado de D. João III, o colonizador, e foi a bandeira que tremulou em Salvador quando esta cidade se tornou a sede administrativa do Brasil, com a nomeação do primeiro governador-geral, Tomé de Sousa, em 1549.

4- Bandeira da União Ibérica (1616 ~ 1640)

Bandeira da União Ibérica

Bandeira que designava Portugal e suas possessões durante a vigência da União Ibérica (1580~1640), período no qual Portugal ficou sob domínio espanhol, devido a um problema de sucessão do trono português ocorrido com a morte do rei português Dom Sebastião, que culminou com o fim da Dinastia de Aviz em Portugal.

5- Bandeira da Restauração (1640 ~ 1683)

Bandeira da Restauração

A bandeira da Restauração marca o fim do domínio espanhol e a reconquista da independência portuguesa. Marca também o início da dinastia dos Bragança, com a aclamação do Duque de Bragança, como o rei Dom João II, em 01 de dezembro de 1640.

6- Bandeira do Principado do Brasil (1645 ~ 1816)

Bandeira do Principado do Brasil

Esta foi a primeira bandeira a representar exclusivamente o Brasil, dentro do Império Ultramarino Português. Era usada em conjunto com a bandeira oficial portuguesa.

7- Bandeira de Dom Pedro II de Portugal (1683 ~ 1706)

Bandeira de Dom Pedro II de Portugal

Esta bandeira mostra uma alteração no desenho da coroa que está acima do escudo português. Foi usada durante o período das bandeiras, as incursões organizadas para explorar o interior do Brasil em busca de riquezas. Foi a primeira bandeira a usar o campo verde, cor que representa a Casa de Bragança, que seria mantido nas bandeiras do Império do Brasil e na nossa bandeira atual.

8- Bandeira Real Portuguesa do século XVII

Bandeira Real Portuguesa do Século XVII

Esta bandeira foi usada como símbolo do reino português, ao lado das bandeiras da Restauração, do Principado do Brasil e a de Dom Pedro II de Portugal.

9- Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1816 ~ 1821)

Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves

Com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808, como consequência das guerras napoleônicas, o Brasil se tornou a sede do Império Ultramarino Português. Com a Corte instalada no Rio de Janeiro e as várias transformações promovidas por Dom João VI, em 1815 foi decidido que o Brasil seria elevado à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves, com a criação da bandeira em 1816. Neste pavilhão, o Brasil é representado pela esfera dourada e azul.

10- Bandeira do Regime Constitucional Português (1821 ~ 1822)

Bandeira do Regime Constitucional Português

Em 1820 ocorreu a chamada Revolução Liberal do Porto, que entre outras pautas exigia o retorno do rei Dom João VI e da Corte para Portugal, bem como a adoção de uma Constituição que limitaria o poder do rei. Essa revolução marcou o fim da monarquia absolutista portuguesa e o início da monarquia constitucional parlamentarista. Tal revolução teve impacto profundo tanto em Portugal, como no Brasil, e essa bandeira foi adotada para simbolizar o novo momento político e histórico de Portugal.

11- Bandeira do Império do Brasil (1822 ~ 1889)

Bandeira do Império do Brasil

Esta bandeira foi adotada após a independência, e foi criada pelo artista francês Jean-Baptiste Debret, que era integrante da Missão Artística Francesa, que chegou no Brasil em 1817. Essa bandeira continha o campo verde característico da Casa de Bragança, à qual pertencia Dom Pedro I, proclamador da independência e primeiro imperador do Brasil; e o losango amarelo, característico  da Casa de Habsburgo, à qual pertencia Dona Leopoldina, nossa primeira imperatriz, a primeira mulher a assumir o governo no Brasil, e grande apoiadora da causa pela independência. A bandeira contém ainda a Cruz da Ordem de Cristo, e uma esfera armilar, referências às grandes navegações que culminaram com o descobrimento do Brasil. As estrelas brancas no círculo azul representam as províncias que formavam o Brasil naquela época e os ramos de café e tabaco representam as riquezas naturais do país, tudo encimado pela coroa imperial.

12- Bandeira provisória da República (1889)

Bandeira Provisória da República

Bandeira que vigorou por apenas quatro dias, entre 15 e 19 de novembro de 1889. A bandeira, mantendo as cores verde e amarelo, foi claramente inspirada na bandeira americana, assim como o nome adotado pela recém proclamada república: República dos Estados Unidos do Brasil. Felizmente esta bandeira não vingou, sendo substituída pela atual, que ainda preserva características que nos remetem à fundação de nosso país e que ajudam a relembrar a nossa história. Apesar que poucas pessoas hoje conhecem o verdadeiro significado das nossas cores nacionais.

Curiosidades:

  • O Pavilhão Nacional, a gigantesca bandeira hasteada na Praça dos Três Poderes, é a maior bandeira permanentemente hasteada do mundo! O mastro tem 100 metros de altura e é um dos mais altos do mundo, e a bandeira possui 289 m² de área. Ela é a única bandeira em todo o território nacional que nunca pode ser arriada, nem colocada a meio mastro;
  • Todo primeiro domingo de cada mês, é realizada a cerimônia de Troca da Bandeira na Praça dos Três Poderes, e o Pavilhão Nacional é substituído. Como a bandeira nunca pode ser arriada, deixando o mastro sem bandeira, a bandeira velha só desce depois que a nova sobe;
  • Todos os anos no dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, é realizada ao meio-dia uma cerimônia especial onde as bandeiras nacionais inutilizáveis (incluindo o pavilhão nacional) são incineradas;


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro