Dia da Bandeira: Você conhece as bandeiras históricas do Brasil?
![]() |
Bandeira Nacional ao Centro, ladeada por todas as bandeiras históricas do Brasil |
Hoje, dia 19 de Novembro, é comemorado o Dia da Bandeira. Este dia foi escolhido pois na mesma data, no ano de 1889, era adotada a atual bandeira nacional, através do Decreto 4 de 19/11/1889, de autoria de Benjamim Constant. A bandeira nacional atual foi idealizada por Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos e Décio Vilares.
Sua criação usou como base a bandeira do Império do Brasil, que foi a nossa bandeira oficial de 1822 até 1889, substituindo o brasão imperial pela esfera estrelada que todos conhecemos. E ao contrário da crença popular, as cores verde e amarelo predominantes em nossa bandeira, não representam as matas e as riquezas do país. Na verdade, a cor verde representa a casa real de Bragança, de Portugal, à qual pertencia D. Pedro I, proclamador da independência e primeiro imperador do Brasil, e o losango na cor amarela representa a casa real de Habsburgo, da Áustria, à qual pertencia a Imperatriz Leopoldina, esposa de D. Pedro I, nossa primeira imperatriz e a primeira mulher a exercer o governo no Brasil.
![]() |
Brasão dos Habsburgo, que serviu de inspiração para nossas bandeiras imperial e nacional |
Desde 1500 até os dias atuais, são treze as bandeiras adotadas pelo Brasil. Algumas destas bandeiras coexistiram com outras no mesmo período de tempo. Todas elas representam o momento histórico vivido tanto pelo Brasil, como por Portugal. A bandeira que ficou hasteada por menos tempo foi a bandeira provisória da república, que ficou hasteada por somente 4 dias, e na minha opinião, é a mais feia de todas elas! Graças a Deus que foi substituída! Depois do golpe republicano, aconteceu um esforço muito grande para substituir todos os símbolos nacionais, desrespeitando o valor histórico destes símbolos e o seu significado para o Brasil como nação. Ainda hoje, muitas pessoas desconhecem as nossas bandeiras históricas e desconhecem o real significado das cores e formas da nossa bandeira nacional atual.
No Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em Brasília, elas podem ser vistas em todos os eventos oficiais.
![]() |
Solenidade no Itamaraty, com as bandeiras históricas ao fundo |
Conheça abaixo as 12 bandeiras históricas do Brasil:
1- Bandeira da Ordem de Cristo
![]() |
Bandeira da Ordem de Cristo |
Sucessora da Ordem dos Templários em Portugal, a Ordem de Cristo foi quem forneceu os recursos necessários para que Portugal empreendesse as grandes navegações que culminaram com a descoberta do Brasil. Embora não fosse a bandeira adotada oficialmente por Portugal, ela estampava as velas das caravelas portuguesas e foi o primeiro pavilhão a ser hasteado no Brasil.
2- Bandeira Real de Portugal (1500 ~ 1521)
![]() |
Bandeira Real de Portugal |
Esta era a bandeira do Primeiro Reino de Portugal, adotada de forma oficial e também usada nas embarcações lusitanas. Foi a primeira bandeira a usar o escudo português. Esta bandeira era usada tanto em Portugal, como em todas as suas possessões.
3- Bandeira de Dom João III (1521 ~ 1616)
![]() |
Bandeira de Dom João III |
Esta foi a bandeira adotada oficialmente por Portugal durante o reinado de D. João III, o colonizador, e foi a bandeira que tremulou em Salvador quando esta cidade se tornou a sede administrativa do Brasil, com a nomeação do primeiro governador-geral, Tomé de Sousa, em 1549.
4- Bandeira da União Ibérica (1616 ~ 1640)
![]() |
Bandeira da União Ibérica |
Bandeira que designava Portugal e suas possessões durante a vigência da União Ibérica (1580~1640), período no qual Portugal ficou sob domínio espanhol, devido a um problema de sucessão do trono português ocorrido com a morte do rei português Dom Sebastião, que culminou com o fim da Dinastia de Aviz em Portugal.
5- Bandeira da Restauração (1640 ~ 1683)
![]() |
Bandeira da Restauração |
A bandeira da Restauração marca o fim do domínio espanhol e a reconquista da independência portuguesa. Marca também o início da dinastia dos Bragança, com a aclamação do Duque de Bragança, como o rei Dom João II, em 01 de dezembro de 1640.
6- Bandeira do Principado do Brasil (1645 ~ 1816)
![]() |
Bandeira do Principado do Brasil |
Esta foi a primeira bandeira a representar exclusivamente o Brasil, dentro do Império Ultramarino Português. Era usada em conjunto com a bandeira oficial portuguesa.
7- Bandeira de Dom Pedro II de Portugal (1683 ~ 1706)
![]() |
Bandeira de Dom Pedro II de Portugal |
Esta bandeira mostra uma alteração no desenho da coroa que está acima do escudo português. Foi usada durante o período das bandeiras, as incursões organizadas para explorar o interior do Brasil em busca de riquezas. Foi a primeira bandeira a usar o campo verde, cor que representa a Casa de Bragança, que seria mantido nas bandeiras do Império do Brasil e na nossa bandeira atual.
8- Bandeira Real Portuguesa do século XVII
![]() |
Bandeira Real Portuguesa do Século XVII |
Esta bandeira foi usada como símbolo do reino português, ao lado das bandeiras da Restauração, do Principado do Brasil e a de Dom Pedro II de Portugal.
9- Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1816 ~ 1821)
![]() |
Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves |
Com a vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808, como consequência das guerras napoleônicas, o Brasil se tornou a sede do Império Ultramarino Português. Com a Corte instalada no Rio de Janeiro e as várias transformações promovidas por Dom João VI, em 1815 foi decidido que o Brasil seria elevado à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves, com a criação da bandeira em 1816. Neste pavilhão, o Brasil é representado pela esfera dourada e azul.
10- Bandeira do Regime Constitucional Português (1821 ~ 1822)
![]() |
Bandeira do Regime Constitucional Português |
Em 1820 ocorreu a chamada Revolução Liberal do Porto, que entre outras pautas exigia o retorno do rei Dom João VI e da Corte para Portugal, bem como a adoção de uma Constituição que limitaria o poder do rei. Essa revolução marcou o fim da monarquia absolutista portuguesa e o início da monarquia constitucional parlamentarista. Tal revolução teve impacto profundo tanto em Portugal, como no Brasil, e essa bandeira foi adotada para simbolizar o novo momento político e histórico de Portugal.
11- Bandeira do Império do Brasil (1822 ~ 1889)
![]() |
Bandeira do Império do Brasil |
Esta bandeira foi adotada após a independência, e foi criada pelo artista francês Jean-Baptiste Debret, que era integrante da Missão Artística Francesa, que chegou no Brasil em 1817. Essa bandeira continha o campo verde característico da Casa de Bragança, à qual pertencia Dom Pedro I, proclamador da independência e primeiro imperador do Brasil; e o losango amarelo, característico da Casa de Habsburgo, à qual pertencia Dona Leopoldina, nossa primeira imperatriz, a primeira mulher a assumir o governo no Brasil, e grande apoiadora da causa pela independência. A bandeira contém ainda a Cruz da Ordem de Cristo, e uma esfera armilar, referências às grandes navegações que culminaram com o descobrimento do Brasil. As estrelas brancas no círculo azul representam as províncias que formavam o Brasil naquela época e os ramos de café e tabaco representam as riquezas naturais do país, tudo encimado pela coroa imperial.
12- Bandeira provisória da República (1889)
![]() |
Bandeira Provisória da República |
Bandeira que vigorou por apenas quatro dias, entre 15 e 19 de novembro de 1889. A bandeira, mantendo as cores verde e amarelo, foi claramente inspirada na bandeira americana, assim como o nome adotado pela recém proclamada república: República dos Estados Unidos do Brasil. Felizmente esta bandeira não vingou, sendo substituída pela atual, que ainda preserva características que nos remetem à fundação de nosso país e que ajudam a relembrar a nossa história. Apesar que poucas pessoas hoje conhecem o verdadeiro significado das nossas cores nacionais.
Curiosidades:
- O Pavilhão Nacional, a gigantesca bandeira hasteada na Praça dos Três Poderes, é a maior bandeira permanentemente hasteada do mundo! O mastro tem 100 metros de altura e é um dos mais altos do mundo, e a bandeira possui 289 m² de área. Ela é a única bandeira em todo o território nacional que nunca pode ser arriada, nem colocada a meio mastro;
- Todo primeiro domingo de cada mês, é realizada a cerimônia de Troca da Bandeira na Praça dos Três Poderes, e o Pavilhão Nacional é substituído. Como a bandeira nunca pode ser arriada, deixando o mastro sem bandeira, a bandeira velha só desce depois que a nova sobe;
- Todos os anos no dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, é realizada ao meio-dia uma cerimônia especial onde as bandeiras nacionais inutilizáveis (incluindo o pavilhão nacional) são incineradas;
Comentários
Postar um comentário
Comentários ofensivos serão excluídos!