Questão de Opinião!

Reproduzo abaixo, o meu artigo para a coluna Conexão Japão, da revista digital Vida Destra:

Questão de Opinião!


A tecnologia proporcionou muitas mudanças no nosso modo de vida. E uma das mudanças mais importantes ocorreu na área da comunicação. Hoje, a distância já não é um fator impeditivo à comunicação e esta coluna é um exemplo disso, já que mesmo daqui do outro lado do planeta, minha opinião e reflexões estão disponíveis a pessoas espalhadas por todo o mundo! Qualquer pessoa pode publicar as suas ideias e ser protagonista em um vídeo que pode se tornar popular nas redes sociais. As pessoas são incentivadas a emitir suas opiniões e isto é algo intelectualmente saudável, desde que antes de emitir suas opiniões, as pessoas reflitam acerca do assunto sobre o qual querem opinar! Sem esta reflexão, serão emitidas opiniões vazias, que nada agregam ao debate de ideias.

As opiniões pessoais, inclusive, tomaram as redações dos jornais, revistas e demais meios de comunicação, sendo que em muitos casos as opiniões dos jornalistas se tornaram mais importantes que as próprias notícias!

Aprendi muita coisa desde que comecei a me engajar no ativismo político e a atuar na mídia independente. E algo  muito importante que aprendi é que não devemos ter uma opinião definitiva sobre os acontecimentos! Claro que não devemos confundir nossas opiniões com os nossos valores! Nossas crenças e valores pessoais devem ser sólidos, pois é através deles que tomamos decisões e é através deles que formamos a nossa opinião, pois nos servem de filtro para a análise de fatos e acontecimentos! Mas nossas opiniões devem ser maleáveis, e não devemos nos envergonhar de mudar de ideia! Afinal baseamos nossas opiniões em informações recebidas, logo não seria possível mantermos a mesma opinião diante de novas informações, embora muitas pessoas prefiram ignorá-las, a mudar de opinião! Basta vermos os esquerdistas que, a despeito das informações disponíveis, permanecem defendendo o indefensável!

Precisamos ter em mente que, geralmente, não temos acesso a todas as informações de que necessitamos para formar uma opinião sólida sobre determinado assunto. Os meios de comunicação só nos fornecem as informações que eles consideram relevantes, e muitas vezes tais informações nos são fornecidas de modo a corroborar narrativas que são criadas para atender a objetivos específicos. Diante disso, considero temerário que as pessoas formem opiniões definitivas sobre os fatos que são noticiados, já que não dispomos de informações suficientes para tal!

Portanto, amigos, precisamos manter as nossas mentes abertas e precisamos ter sempre a disposição de buscar novas informações e conhecimentos. Precisamos manter a disposição de aprender, enquanto estivermos vivos! Numa época onde as narrativas são criadas diariamente e onde as notícias falsas inundam os meios de comunicação, manter uma postura crítica em relação às informações que são divulgadas, nos ajuda a formar uma opinião mais condizente com a realidade!

Opinar é direito de todos! Da mesma forma que o raciocínio é inerente ao ser humano, expressar o resultado deste raciocínio, na forma de opinião, também é algo que nos é inerente, e portanto um direito que deve ser preservado. Mas precisamos aprender a opinar na hora certa e a refletir antes de emitirmos nossa opinião, e só fazê-lo se isto for trazer benefícios aos envolvidos. Às vezes. nossa opinião só tem valor para nós mesmos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro