O necessário resgate da Língua Portuguesa!

A belíssima Biblioteca Nacional
Rio de Janeiro

Já que o assunto dominante desta semana é a Educação, vou escrever mais uma vez sobre este tema, desta vez abordando outro aspecto que considero importante dentro deste assunto, a defesa da Língua Portuguesa! Eu cultivo o hábito da leitura desde criança. Tive a sorte de ter acesso aos livros bem cedo! Cursei os ensinos fundamental e médio em escolas estaduais, mas naquela época eu não tive professores doutrinadores, e as escolas onde eu estudei gozavam de boa infraestrutura, todas com boas bibliotecas! Me lembro que nas aulas de Português tínhamos uma espécie de clube do livro, com cada aluno trazendo um livro, para emprestar uns aos outros, o que permitiu que todos nós lêssemos muito! Me lembro que havia desde livros infanto-juvenis, como os série Vaga-lume, até clássicos da língua portuguesa, como Dom Casmurro, de Machado de Assis, ou Senhora, de José de Alencar, os quais encarei aos doze anos de idade! Confesso que naquele momento Machado de Assis me foi enfadonho, mas não desisti da leitura por causa disso!

Hoje, no século XXI, em plena era da informação, nem precisamos mais nos dar o trabalho de sair de casa e ir até uma biblioteca para desfrutar de uma boa leitura! Graças à tecnologia, as grandes obras literárias, não apenas da língua portuguesa, mas de qualquer um dos principais idiomas, estão ao alcance dos dedos! E se não dominamos o idioma original, a tecnologia nos permite ler a tradução de forma rápida e simples! Também podemos realizar visitas virtuais a muitas das grandes e famosas bibliotecas mundiais! Nesta era da informação, onde a linguagem está presente de forma intensa no dia a dia das pessoas, através das incessantes trocas de mensagens em aplicativos ou redes sociais, era para o nosso idioma pátrio estar mais fortalecido, e para as pessoas estarem dominando-o bem! Infelizmente não é o que estamos testemunhando!

A Língua Portuguesa, como qualquer outro idioma, é uma língua viva, que evolui e se modifica ao longo do tempo. Vai incorporando novas palavras ao seu vocabulário, como reflexo da própria evolução da nossa sociedade. Os aplicativos de troca de mensagens e as redes sociais proporcionaram o aumento da comunicação escrita, mas isto não resultou no aumento do interesse das pessoas pelo nosso idioma, ao contrário, serviu para criar uma nova forma de comunicação, com abreviaturas e figuras! Isto não é de todo ruim, pois o dia a dia requer uma comunicação rápida e eficaz. Além disso, a comunicação eficiente é aquela na qual o emissor emite uma mensagem que é compreendida pelo destinatário! Mas creio que não podemos permitir que a nossa Língua Portuguesa se resuma ao vocabulário das redes sociais!

Eu uso muito o Twitter, e gostei do desafio de sintetizar ideias em poucos caracteres! Nem sempre é uma tarefa fácil, mas creio que sou bem sucedido na maioria das vezes! Porém, percebo que algumas pessoas tem sérias dificuldades em interpretar o que escrevo! Através das respostas que recebo, vejo que algumas pessoas não entenderam o que eu escrevi e a mensagem que eu queria transmitir! Principalmente quando se trata de sarcasmo! Aí eu me pergunto, como é possível uma pessoa letrada ter dificuldades para interpretar um texto de apenas 240 caracteres? Se não consegue interpretar uma postagem em rede social, como conseguirá ler e entender um livro? A resposta é simples, não lerá! Nosso povo tem uma das mais baixas taxas de leitura de livros do mundo! As pessoas não se interessam pela leitura, pelos mais variados motivos! 

Não escrevo este artigo com arrogância, pois não sou melhor que ninguém, ao contrário, tenho muito o que aprender para aprimorar o meu português e creio que muitos erros poderão ser encontrados neste texto! Mas nunca perdi o interesse pela leitura, mesmo com a deterioração da minha visão! E valorizo o nosso idioma, pois é através dele que contamos a nossa história e conhecemos as nossas raízes, ele nos une enquanto povo, faz parte da nossa identidade como nação. E como está ocorrendo com outros valores que fazem parte da nossa identidade nacional, a Língua Portuguesa também está sob ataque daqueles que querem destruir a nossa cultura! Basta ver o que a nefasta ideologia de gênero faz, ao propor a troca da grafia de algumas palavras, para supostamente "respeitar" algumas pessoas. Por exemplo, em nome da neutralidade de gênero, querem substituir o uso de todos/todas, por todxs! É um verdadeiro crime perpetrado contra o nosso belo idioma, na verdade apenas mais um deles!

Escrevi recentemente sobre a questão da Educação no Brasil, e afirmei que precisamos fazer um trabalho conjunto envolvendo toda a sociedade, para resgatarmos a Educação e a cultura das mãos dos esquerdistas e globalistas que querem destruí-las a todo custo, para impor os seus valores! A Língua Portuguesa é apenas mais um dos alvos dessa gente!

Por conta da infiltração ideológica, querem censurar e alterar obras literárias clássicas, e até mesmo textos religiosos, alegando para isso os conceitos do politicamente correto! Devemos nos opor veementemente a este tipo de censura! E devemos incentivar a leitura desde a infância, levando as pessoas a valorizar o nosso idioma, abrindo as portas para os clássicos! A Direita brasileira e os Conservadores precisam estudar mais, mas creio que a falta do domínio do idioma será uma barreira para muitas pessoas, já que muitas obras que compõem a literatura conservadora possuem uma profundidade que requer bom domínio do português para serem compreendidas! Se algumas pessoas tem dificuldade para interpretar uma simples postagem em rede social, como esperar que elas consigam ler e compreender o conteúdo destas obras? E o problema não se limita aos jovens, mas atinge também os adultos, comprovando o empobrecimento intelectual a que fomos expostos nas últimas décadas!

O resgate da educação é um desafio imenso, mas felizmente pode ser feito em várias frentes, e uma delas é o resgate do nosso idioma pátrio! E o esforço para este resgate pode ser feito individualmente, através do cultivo do hábito da leitura! Não é algo que depende do Estado, nem demanda recursos financeiros, depende apenas da força de vontade de cada um de nós! Eu já estou engajado nesta batalha! E vocês?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro