Ditadura da Toga: Até Quando?

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal

Eu estou há dias querendo escrever este artigo, mas não consegui encontrar uma maneira de expor o que penso a respeito dos acontecimentos envolvendo os membros da nossa mais alta corte de justiça! E não é por receio de represálias vindas dos ditadores de toga! É que me faltam palavras mesmo! Afinal, de que adianta chamá-los de canalhas, imorais, vendidos, prostitutas de toga, tapados, imbecis, idiotas ou outros adjetivos? Eles não se importam, pois nenhuma palavra, por mais pesada e suja que seja, tira deles o poder ditatorial que hoje detém!

Nem preciso gastar linhas aqui escrevendo acerca do inquérito ilegal e das prisões arbitrárias, e nem a respeito da censura às contas em redes sociais, de apoiadores do governo, pois todos já estão cansados de saber de tudo o que está acontecendo!

Diziam que o presidente Bolsonaro iria implantar uma ditadura militar no Brasil, que ele era radical e que perseguiria os seus opositores, usando pra isso um certo "gabinete do ódio", que é objeto de investigação em uma famigerada Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, que nada encontrou contra os apoiadores do presidente, ao contrário, desnudou a todos os esquemas dos opositores para prejudicar a imagem do governo.

Ao contrário de tudo o que disseram, o presidente Jair Bolsonaro tem se mostrado um estadista e democrata, bem diferente da imagem que pintaram dele! Tão diferente que conheço pessoas que deixaram de apoiá-lo por que esperavam que ele, de fato, tomasse medidas radicais como fechar o Congresso e o STF!

Hoje, se alguém, num momento de profunda indignação, pede o fechamento de uma destas duas instituições, é logo tachado de extremista, antidemocrático e radical. Mas gostaria que estas pessoas, que gostam de chamar os indignados de "radicais", me respondessem como elas podem ser complacentes com as atitudes que temos testemunhado! O que estas pessoas estão ganhando com tudo isso? E aqui estou me referindo às pessoas comuns, que por não apoiarem o governo Bolsonaro, aplaudem as medidas autoritárias que, agora, afetam os apoiadores do governo, mas que amanhã poderão se voltar contra elas! Basta ver o que aconteceu com Robespierre! Já estamos vendo uma pequena parcela da imprensa mudando de posição a respeito dos desmandos do Supremo, passando a classificar as últimas medidas como censura, que é o nome correto a ser dado ao que foi determinado por Alexandre de Moraes.

Tenho certeza que neste momento, duas perguntas estão rondando as mentes das pessoas de bem do Brasil: Até quando? e Como resolver tudo isso? Como eu gostaria de ter as respostas para estas duas perguntas! Pois a cada dia aumenta a angústia de ver as nossas liberdades sendo solapadas! Não critico a postura do nosso presidente, que optou por seguir o difícil caminho democrático e legal para enfrentar estes problemas! E não o critico, pois sei que ele anda numa corda bamba, com muita gente a atirar pedras nele, na esperança que ele venha a cair! Os opositores buscam por um motivo para destituí-lo e ele tem evitado dar este gostinho aos inimigos. Mas como resolver a situação então? No caso do Congresso Nacional, podemos cobrá-los e não reelegê-los, mas e no caso dos membros do supremo, que não são eleitos?

A cada dia que passa, diante das medidas cada vez mais autoritárias e abusivas, não consigo ver outra solução a não ser a do cabo e do soldado! Como conservador, me causa arrepios pensar nessa possibilidade, mas me causa ainda mais repugnância o atrevimento ilegal dos togados supremos! Já até pensei em usar o meu status de reservista do Exército e me oferecer para o serviço! Imaginem as manchetes: Soldado cego entra atirando a esmo e fecha o STF!

Estou fazendo graça com a situação, por que sinceramente não sei mais o que esperar de tudo isso! Nada parece impedir os togados de continuarem a agir como supremos, como maiorais, como se não fossem mais humanos e como se não estivessem mais sujeitos às leis! Os ditadores de toga não temem nada e nem a ninguém, nem mesmo a Deus! O que esperar diante disso tudo?

Não estou jogando a toalha, mas é impossível não sentir que estamos dando murros em ponta de faca! Até quando nossas mãos suportarão? Precisamos de soluções rápidas, antes que tenhamos percorrido o caminho da ditadura de tal forma, que já não seja possível voltar para trás! O meu maior receio é continuar a contestar com palavras, enquanto os opressores avançam em atitudes!

Parece que já estamos chegando no limite das possibilidades democráticas e constitucionais. Espero que possamos resolver tudo da melhor maneira possível. Mas também espero que o nosso povo esteja disposto a lutar por sua liberdade, se este momento chegar! E este momento está cada dia mais próximo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro