Qual o significado do adiamento dos jogos olímpicos de Tóquio?

Resultado de imagem para primeiro ministro Abe anuncia adiamento da olimpíada
Shinzo Abe, Primeiro-Ministro do Japão

Por volta das 21 horas (horário local) do dia 24 de março, o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe fez um pronunciamento onde anunciou que, em conversa com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI) Thomas Bach, solicitou o adiamento dos jogos olímpicos de Tóquio, pelo período de um ano. Embora até este momento não tenha havido um pronunciamento oficial por parte do COI, é dado como certo que o pedido será atendido.

O Japão relutava em adiar ou cancelar as olimpíadas de verão, que estavam programadas para terem início no dia 24 de julho. Porém, nos últimos dias, muitos comitês olímpicos nacionais, como o do Canadá, do Brasil e da Noruega, se posicionaram favoráveis a um adiamento, sendo que o comitê olímpico canadense chegou a divulgar que boicotaria os jogos caso o Japão insistisse em realizá-los.

O que levou o Japão a optar pelo adiamento, se até alguns dias atrás esta opção era considerada inaceitável pelo governo? O que o fez mudar de ideia?

O governo japonês resistia à ideia de adiar ou cancelar as olimpíadas, porque contava com o impacto econômico positivo que os jogos trariam à economia japonesa. Este impacto positivo era esperado para amenizar o impacto negativo causado pelo aumento do imposto sobre o consumo ocorrido em outubro passado. Segundo estudos realizados pelo governo japonês, no último trimestre de 2019 o PIB deveria retrair 3% devido à queda no consumo causado pelo aumento do imposto. Porém, a queda real foi muito maior que a esperada, com o PIB caindo 7% e colocando a economia em risco de recessão. Isso num ambiente sem a pandemia de Covid-19!

Embora a epidemia esteja sob controle no Japão, onde vivemos normalmente, sem quarentena ou medidas restritivas como as adotadas no Brasil, o impacto da pandemia é visível. Muitas empresas, principalmente as empresas das áreas automobilística, de serviços e de turismo foram afetadas pelas consequências da evolução da pandemia mundo afora. Por este motivo, esperava-se muito com a realização dos jogos. Temos que lembrar também que o governo vem investindo muito dinheiro na infraestrutura necessária aos jogos!

O Japão já está preparado para a realização dos jogos olímpicos. Toda a estrutura necessária foi providenciada a tempo. O adiamento nada tem a ver com a estrutura ou a organização dos jogos em si. E o adiamento nada tem a ver com quarentena ou qualquer medida restritiva! Por que adiar por um ano e não por alguns meses? No verão japonês, que ocorre entre julho e setembro, a epidemia já estará praticamente terminada. O clima está colaborando para o controle do Covid-19. Adiar para o outono, que vai de outubro a dezembro, quando o clima mais ameno já começa a favorecer a propagação deste tipo de vírus, seria uma decisão muito pior. Adiar para o verão japonês de 2021 foi a melhor solução para todos os envolvidos, no que diz respeito à questão da saúde!

Não adianta o Japão estar preparado para receber os atletas para os jogos, se os países aos quais estes atletas pertencem ainda estiverem enfrentando a epidemia. O ideal é que a pandemia já tenha sido controlada ou terminada para que os jogos sejam realizados com segurança sanitária e com os atletas bem preparados, já que sabemos que muitos sequer estão tendo condições de realizar os seus treinos!

Sei que muitos tentarão usar o adiamento dos jogos como motivo para justificar uma quarentena e paralisação total do Brasil. "Olha aí, tá vendo? O mundo todo tá entrando em quarentena! Tem que deixar todo mundo em casa sim!" é um pensamento mentiroso e chega a ser criminoso! O Japão NÃO esta em quarentena e nem foi por este motivo que os jogos foram adiados! Não se deixem enganar por estes especialistas de araque que nada sabem e querem opinar sobre assuntos que desconhecem!

Muitos brasileiros ainda se deixam enganar por noticias duvidosas, mesmo todos sabendo que a mídia está infestada de propagadores de fake news. Muitos ainda não aprenderam, ou não querem por preguiça mesmo, a buscar informações em fontes confiáveis. Enquanto o brasileiro consumir fake news, sempre haverá quem as forneça! Neste momento, todos temos a oportunidade de rever nossos valores e nossas atitudes até aqui, vamos crescer diante destas dificuldades enfrentadas, para que estejamos prontos para as batalhas que se seguirão! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro