Meu artigo semanal para o Vida destra!

Reproduzo abaixo o meu artigo semanal escrito para o site Vida Destra:


Manifestações: ir ou não ir? Eis a questão!

Estamos a dois dias das manifestações pró governo que estão sendo organizadas pela sociedade civil. Em momentos como este, é comum que algumas pessoas fiquem indecisas quanto a participar ou não das manifestações, pois é uma decisão que exige reflexão a respeito de várias informações que precisam ser consideradas. E hoje, temos muita coisa a considerar antes de decidir se devemos ir ou não às ruas.

Como todos sabem, o motivo principal para irmos às ruas é a atitude nada democrática dos nossos representantes no Congresso Nacional. E nesta semana, nossos queridos congressistas nos deram ainda mais motivos para protestarmos! A derrubada do chamado veto 55 criou uma despesa absurda de mais de R$ 20 bilhões anuais, em um momento no qual a economia mundial passa por forte turbulência, e no qual a economia brasileira já mostra sinais claros que será fortemente afetada pela crise econômica que se espalha rapidamente pelo mundo!

Mas apesar de haver motivos de sobra para protestarmos, creio que muitos devem estar indecisos quanto a participar ou não das manifestações, devido ao Covid-19. Embora seja um vírus de baixa letalidade, é altamente transmissível, e existe a preocupação que uma contaminação em massa possa sobrecarregar nosso já precário sistema de saúde pública. Ainda não chegamos ao ponto de ter que trancafiar as pessoas em casa, como aconteceu na China e agora acontece na Itália, mas esta possibilidade não está totalmente descartada. O presidente Jair Bolsonaro aconselhou as pessoas a adiarem as manifestações, numa atitude que considero esperada e compreensível. 

Se você, leitor, está esperando que eu diga o que você deve fazer, sinto desapontá-lo! Não vou tirar de você a responsabilidade de tomar esta decisão! O que quero dizer com este artigo é que devemos pensar e agir como verdadeiros cidadãos! Cidadãos que estão conscientes que possuem direitos e também, deveres! Cidadãos que tem a capacidade de pensar não apenas em si mesmos, mas que tem a capacidade de pensar no bem comum. E, principalmente, que tem a capacidade de pensar antes de agir, ponderando as consequências de seus atos não apenas para sua própria vida, mas também para a vida daqueles ao redor.

É muito fácil e cômodo seguir cegamente a um líder. Até porque, abrimos mão da necessidade de analisar os fatos antes de tomar uma decisão, e nos eximimos de qualquer responsabilidade pelas consequências! É assim que permitimos que alguém tome o controle das nossas vidas e nos conduzam de acordo com uma vontade que não a nossa! Mas nós, da Direita, Conservadores, não podemos pensar desta maneira, nem aceitar que decidam por nós a respeito de assuntos que nos interessam! Ter uma liderança é algo natural e saudável. Mas não podemos permitir que o fato de termos um líder nos tire o senso crítico e a capacidade de analisarmos o mundo ao redor e tomarmos as nossas próprias decisões!

Devemos ir às ruas e protestar contra os desmandos dos membros do Congresso, que agem em benefício próprio, alheios às reais necessidades do país, mesmo que isto cause um aumento no potencial de transmissão do coronavírus? Ou devemos ficar em casa para evitar que o Covid-19 se espalhe e provoque um colapso no sistema de saúde, mesmo que isto possa mandar ao Congresso o recado de que eles podem continuar agindo como querem? Este é o dilema que cada um terá que analisar por conta própria!

Em suma, meus amigos, o que quero dizer é que pensem bem e decidam! Se decidirem ficar em casa, que façam isto de forma consciente, e não porque estão sendo levados pelo clima de pânico que muitos tentam alimentar. E se decidirem ir às ruas, que o façam também de forma consciente! Em ambos os casos, que todos respeitem os que decidirem diferente e que todos estejam preparados para as consequências de seus atos! O Brasil mudou, e a maior mudança que ocorreu no Brasil foi em relação à conscientização das pessoas. Não somos mais aquela massa acéfala que era manobrada por aqueles que detinham o poder. Hoje, exercemos a nossa cidadania através das nossas atitudes, que são guiadas por um pensamento e um senso crítico próprios. Somos livres, e nossa liberdade é exercida através da nossa tomada de decisões! Então, reflita, decida e vá à luta por aquilo em que você acredita!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro