Balneário Camboriú receberá o primeiro terminal de transatlânticos concedido pelo governo Bolsonaro



O governo Bolsonaro concedeu à empresa PDBS, a concessão do porto BC Port, em Balneário Camboriú, sendo a primeira concessão de um terminal portuário de passageiros feita pelo governo Bolsonaro. A concessão acontece logo após o presidente Jair Bolsonaro ter anunciado o plano de incrementar o turismo de transatlânticos pela costa brasileira, aumentando de 7 para 40 o número de navios de cruzeiro navegando pelo litoral brasileiro até 2022. Segundo dados do Ministério do Turismo, a temporada de cruzeiros de 2019/2020 deve gerar 40 mil empregos e ter um impacto econômico estimado em R$ 2,1 bilhões.

A concessão terá um prazo de 25 anos, renováveis por igual período e prevê um investimento de R$ 312 milhões, para a movimentação de 300 mil passageiros/ano. O BC Port deverá contar com toda a infraestrutura necessária para receber turistas estrangeiros, como instalações alfandegárias e para a Polícia Federal. O governo deve anunciar em breve a concessão de um terminal de passageiros em Fortaleza, no Ceará. As futuras concessões devem considerar investimentos para melhorar a conexão dos portos às cidades, aumentar a infraestrutura de acesso dos navios aos portos, reconfigurar terminais para o recebimento exclusivo de passageiros, e também investimentos para a construção de novos terminais turísticos com investimento privado e para o remanejamento do tráfego de cargas.

As duas principais empresas armadoras que operam no mercado brasileiro de cruzeiros, a suíça MSC e a italiana Costa Cruzeiros, já anunciaram que trarão, cada uma delas, um novo navio para a temporada 2020/2021.

Eu concordo com o presidente Bolsonaro! Não é possível que o país tenha 8 mil km de litoral, belíssimo, e não explore este potencial turístico. Além das belezas naturais, muitas das capitais brasileiras situadas no litoral possuem patrimônio histórico que merece ser visitado. Além disso, os cruzeiros podem servir de porta de entrada para o turismo além do litoral, ampliando as possibilidades de negócios para o setor turístico brasileiro, gerando empregos e divisas. É claro que para que o setor do turismo possa ser ampliado, muito trabalho precisa ser feito. O país precisa melhorar a segurança pública, oferecer infraestrutura de transportes entre as cidades, ter uma rede hoteleira que ofereça serviços de qualidade com padrão internacional, nossos locais históricos precisam ser restaurados e preservados e os profissionais precisam ser treinados e preparados para receber os turistas, brasileiros e estrangeiros. Vamos trabalhar, temos muito o que mostrar ao mundo!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro