ありがとう日本! Obrigado, Japão!

Reproduzo abaixo o meu artigo para a coluna Conexão Japão, da revista digital Vida destra:

ありがとう日本! Obrigado, Japão!


      
O ano de 2020 certamente ficará marcado como um divisor de águas na vida de muitas pessoas. No meu caso não é diferente! Afinal, foi neste ano que enfrentei (e ainda estou enfrentando) o maior desafio dos meus quarenta e seis anos de vida! Mas, ao invés de lamentar, estou me esforçando para colocar os ensinamentos cristãos em prática, dando graças a Deus por tudo o que me aconteceu!!

Como muitos de vocês devem saber, a deterioração ocorrida em minha visão, em abril  passado, fez com que o meu retorno para o Brasil fosse antecipado. Como estou com dificuldades para realizar tarefas simples, pela minha deficiência visual, conseguir um novo emprego se tornou tarefa quase impossível, ainda mais em tempos de retração econômica causada pela pandemia de coronavírus. Tentei me aposentar por invalidez, mas a previdência japonesa não me considerou inválido o suficiente. Sem renda, minha estada no Japão se tornou insustentável. Não planejava voltar antes de 2024, mas os acontecimentos precipitaram as coisas. Sendo assim, estou encerrando a minha jornada de 24 anos aqui no Império do Sol Nascente!

Sou grato a Deus pela oportunidade de ter vivido aqui no Japão durante todos estes anos! Sou neto de japoneses, através da minha mãe, e mesmo não sendo criado dentro dos hábitos japoneses, como é costume entre os membros da colônia japonesa que vive no Brasil, desde pequeno sinto orgulho das minhas raízes e sempre valorizei a cultura dos meus ancestrais. Sempre sonhei em conhecer o Japão, e quando a oportunidade surgiu, não pensei duas vezes!

O choque cultural foi inevitável, mas não me impediu de aprender muita coisa! Foi aqui que pude ver na prática o sistema de produção Just in Time e o uso de Kanban, que eu tinha estudado nas aulas de História Econômica Geral, do curso de Ciências Contábeis. Mais do que métodos modernos de produção, pude ver na prática um país que funciona! Onde os impostos pagos proporcionam serviços públicos de qualidade e uma excelente infraestrutura. Onde os cidadãos são responsáveis por muita coisa que no Brasil delegamos ao Estado. Por exemplo, as ruas e calçadas limpas daqui são resultado das ações de cada cidadão, e não de uma empresa paga com dinheiro dos impostos para zelar pela limpeza pública!

Foi aqui no Japão que os meus valores conservadores afloraram e se consolidaram, e foi aqui também que me tornei monarquista. Mesmo porque, até aqui, vivi mais tempo numa monarquia constitucional parlamentarista, do que numa república!

Mas além do aprendizado cívico e profissional, no campo pessoal o Japão me proporcionou grandes amizades e, principalmente, minha família, pois foi aqui que me casei e tive filhos! Os laços com meu irmão e sua família também se fortaleceram, principalmente nos últimos meses!

Infelizmente não conheci todos os lugares que eu gostaria, mas não tenho do que reclamar! Conheci várias cidades e vários dos pontos turísticos mais famosos. Escalei o monte Fuji duas vezes e viajei de Shinkansen (trem-bala) em várias oportunidades! Mas nem tudo foram flores, eu perdi a conta de quantos tufões e terremotos enfrentei. Eu estava aqui quando ocorreu aquele terremoto seguido de tsunami, em março de 2011, que causou muita destruição e provocou o acidente nuclear em Fukushima. Na ocasião, fui com outros voluntários da minha igreja, levar donativos para os moradores da cidade de Kesennuma, na província de Miyagi, que foi uma das mais atingidas pelo terremoto e tsunami. Pude ver a destruição in loco.

 


Figura 1 Em frente à ponte de acesso ao Palácio Imperial, em Tóquio (2001)

       


             Figura 2 Templo Senso-Ji, Asakusa, Tóquio (2001)


      


       Figura 3   Eu e meus filhos, em frente ao Castelo de Matsumoto, na província de Nagano (2007)

      


              Figura 4  Eu, em frente ao Castelo de Nagoya (1996)

Apesar de tudo o que aconteceu nestes 24 anos, creio que o saldo foi super positivo! E espero que eu tenha conseguido compartilhar com vocês pelo menos um pouco deste aprendizado e desta experiência, seja através do meu blog, seja através desta coluna aqui na revista Vida Destra!

Este é o ultimo artigo que escrevo para a Coluna Conexão Japão a partir da terra do sol nascente! A coluna permanecerá e continuarei a compartilhar com vocês os meus pontos de vista acerca de assuntos diversos, sempre influenciado por esta experiência aqui do outro lado do mundo! O próximo artigo será escrito aí no Brasil!

Agradeço acima de tudo a Deus, pois sem ele nada acontece! Agradeço à minha família, pelo apoio nos momentos mais complicados. Agradeço aos amigos verdadeiros que foram revelados pelas adversidades, tanto aqui no Japão, como aí no Brasil! Agradeço a equipe da revista Vida Destra, pela confiança depositada no meu trabalho e pelo apoio que recebi nas horas difíceis! E agradeço a cada um de vocês, leitores, por prestigiarem o meu trabalho e pelo retorno que sempre me enviam!

Uma nova etapa se iniciará em breve, e continuaremos seguindo juntos nas batalhas pela construção de um Brasil melhor, se Deus assim permitir! Embora meus planos tenham sido alterados, meus objetivos permanecem os mesmos, bem como os meus valores pessoais. Logo estaremos vivendo sob o mesmo fuso horário, e estarei vivenciando com vocês, as dificuldades e as alegrias de se viver no Brasil! Mas dará tudo certo!  Que Deus abençoe a todos e muito obrigado! 皆さんありがとうございました!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro