Circo ou Show de Horrores?

 

Senador Omar Aziz (centro) presidente da CPI
Senador Omar Aziz (centro) presidente da CPI

É difícil para mim escrever sobre esta Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Primeiro, porque se trata de uma CPI instalada por determinação de Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal, que atendeu ao pedido de senadores que não tinham o requerimento de abertura da comissão aceito pelo presidente do senado, Rodrigo Pacheco. Segundo, pelo objetivo da comissão, que é o de investigar as omissões e irregularidades cometidas pelo governo federal no combate à pandemia da covid-19, pois a comissão já parte da premissa que o governo foi omisso. E terceiro, pelo fato da comissão ser presidida pelo senador Omar Aziz, que é investigado por desvios de recursos da área da saúde, durante o seu mandato como governador do estado do Amazonas; e por ter o senador Renan Calheiros, que responde a nove inquéritos, como o seu relator. Não é possível levar uma CPI que começa assim a sério!

Mas dei a esses senadores o benefício da dúvida, pois já vimos no passado CPIs que começaram de forma despretensiosa e terminaram com a prisão de altos figurões da política nacional. Porém, dessa vez não fui surpreendido por uma atuação positiva da CPI, mas fui surpreendido porque a CPI conseguiu se mostrar pior do que as minhas piores previsões!

Assistir a uma sessão desta comissão requer uma boa dose de remédio antiácido, pois não há estômago que sobreviva ao festival de asneiras e à forma odiosa com a qual os integrantes da comissão interrogam as pessoas convidadas como testemunhas. É evidente a maneira tendenciosa com a qual o senador Omar Aziz conduz os trabalhos, interrompendo as testemunhas e não permitindo a elas responder adequadamente aos questionamentos que lhes são dirigidos. Da mesma forma procede o relator Renan Calheiros, que repete insistentemente as mesmas perguntas, quando a testemunha não responde aquilo que o senador deseja ouvir, e exigindo respostas objetivas, que aqui são entendidas como "responda o que eu quero ouvir".

O desrespeito e a maneira grosseira com a qual as testemunhas são achacadas, ficou escancarado para todos verem! Não é possível ao Senado esconder o que foi feito e o que foi dito, pois o Brasil inteiro acompanhou ao vivo as transmissões da TV Senado, e todos vimos o que aconteceu! Todos vimos que esta CPI ja iniciou com suas conclusões já definidas e provavelmente com o relatório final já escrito, condenando o governo federal e o presidente Jair Bolsonaro por suposta omissão na condução das medidas de combate à pandemia, acusações que não encontram respaldo em fatos - e nem nos testemunhos que ouvimos.

Esta CPI e sua forma de ação mostra o desespero da oposição frente à incapacidade das narrativas de minar a confiança popular no governo e no presidente Bolsonaro. Mas na minha opinião nenhum desespero pode justificar o ataque à democracia que está ocorrendo de forma sistemática no Senado Federal. E muito menos justifica o modo estúpido com o qual as pessoas são tratadas por aqueles que se esquecem que são representantes do povo, e que tem os seus salários bancados pelos nossos impostos.

É inaceitável que esses senadores - assim como qualquer político - aja como se fosse superior ao povo que o elegeu. Nossa consciência política já não tolera esse comportamento por parte daqueles que receberam o nosso voto.

Esta CPI não deve conseguir o seu objetivo, que é o de criminalizar o governo e o presidente Bolsonaro, e talvez nem consiga enfraquecer a ambos, já que temos visto os senadores dando vários tiros no pé, e o tiro final pode muito bem sair pela culatra.

Precisamos sim investigar os crimes cometidos durante a pandemia, as omissões, as arbitrariedades, a corrupção, a apropriação de recursos públicos, a usurpação de competências, mas temos que exigir que os verdadeiros alvos sejam devidamente investigados. Ainda há muita água a rolar debaixo dessa ponte!

Comentários

  1. Essa CPI tem o DNA dessa casa e mostra o quão podre são suas entranhas....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários ofensivos serão excluídos!

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro