A covardia de Danilo Gentili

O humorista Danilo Gentili

Há quase dois anos atrás, escrevi um artigo onde tratei da condenação à prisão, do humorista Danilo Gentili. Naquela ocasião, defendi a liberdade de expressão do humorista, mesmo não gostando dele, e mesmo não concordando com sua maneira de expressar suas opiniões. De lá pra cá, minha opinião a respeito dele não mudou. E tampouco mudou o meu posicionamento a respeito da liberdade de expressão. Eu continuo a defendendo para todos, e não apenas àqueles que pensam, ou que compartilham os mesmos valores que eu.

Desde então, o que mudou foi a própria liberdade de expressão em nosso país. A tão temida ditadura, alardeada desde que Bolsonaro venceu as eleições em 2018, realmente foi instaurada, mas não pelo presidente, mas sim pelo Supremo Tribunal Federal. O que Danilo Gentili tem a ver com tudo isso? Bem, basicamente ele teve a sua prisão pedida ao STF pela Câmara dos Deputados, depois que Gentili usou suas redes sociais para incitar as pessoas a invadir o Congresso e "dar uma surra" nos congressistas.

Danilo Gentili, que gosta de destilar comentários ácidos contra tudo e contra todos, mas principalmente contra os apoiadores do presidente Bolsonaro, usando a sua liberdade de expressão muitas vezes além dos limites do bom senso, e que gosta de tripudiar das pessoas perseguidas por aquilo que dizem, age com um desprezível duplo padrão. Gentili foi um dos que aplaudiram quando a máquina autoritária do STF foi apontada para os apoiadores do presidente Bolsonaro, mesmo se tratando de um ataque direto à liberdade de expressão através de um inquérito inconstitucional. Aplaudiu quando o deputado federal Daniel Silveira teve sua prisão decretada por Alexandre de Moraes, que se baseou na Lei de Segurança Nacional, uma lei da época da ditadura, para justificar a prisão do parlamentar, ignorando a imunidade garantida pela própria Constituição. Mas quando os parlamentares decidiram enquadrá-lo na mesma lei, pedindo a sua prisão ao STF, ele enfiou o rabinho entre as pernas, e numa covardia sem tamanho, não sustentou tudo aquilo que escreveu sobre os deputados federais. 

Gentili se mostrou arrependido pelas suas manifestações, assim como fez o deputado Daniel Silveira. Porém, o pedido de desculpas do deputado não foi suficiente para que o seu pedido de prisão fosse atenuado, ou mesmo revogado. Já no caso de Danilo Gentili, que não é apoiador do presidente como Silveira, as coisas foram bem diferentes.

Não é apenas o humorista que mostra ter um deplorável duplo padrão. O ministro Alexandre de Moraes já se manifestou, enviando o caso para a análise do procurador geral da república, pelo fato de Gentili não ter foro no STF. Porém sabemos que várias outras pessoas tiveram as suas prisões decretadas pelo STF, mesmo não possuindo foro naquela corte, como aconteceu com o jornalista Oswaldo Eustáquio e a ativista Sara Winter.

Este pedido de prisão contra Danilo Gentili mostra que no Brasil atual, a liberdade de expressão não é mais um direito garantido a ninguém. Todos estamos sujeitos à censura e à aplicação de punições, segundo conceitos pessoais de quem julga, e não segundo as leis estabelecidas. Há tempos os membros da Direita e os conservadores vem lutando pela manutenção das nossas liberdades individuais, que vem sendo solapadas paulatinamente, sem que a sociedade reaja à altura, ao contrário, com o apoio de pessoas como Gentili.

Como sempre afirmei, continuo defendendo a liberdade de expressão a todos, dentro dos limites do bom senso. Creio que cada pessoa deve julgar as suas próprias atitudes e palavras, respeitando o espaço e a liberdade alheias. Espero que Gentili tenha, de agora em diante, uma atitude diferente em relação a este tema. Ou além de covarde, se mostrará também um tremendo hipócrita!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro