O Brasileiro de Direita e a Imprensa


 

Amigos, fiquei todo o mês de abril sem atualizar o blog, apesar da promessa que fiz de tentar manter as atualizações com maior regularidade. Mas o motivo da minha ausência é positivo: o crescimento do projeto Vida Destra, do qual faço parte com muito orgulho, e que tem me exigido mais tempo e dedicação! E como vivo me metendo em novos projetos, além da minha coluna, abracei a tarefa de resenhar jogos do meu amado Palmeiras para o recém criado Vida Destra Esportes, o braço de esportes da nossa revista digital.

Desde que criei este blog, no início de 2019, passei a interagir com as pessoas que consomem informações, e com isso fui obrigado, por conta da tarefa a que me propus, a ingressar no grupo formado por jornalistas, blogueiros e demais formadores de opinião, analistas e influenciadores digitais. Não que me considere mais que um simples blogueiro, mas como o objeto de trabalho é o mesmo, a informação, acabo me tornando mais um protagonista nesse imenso universo da mídia.

E com isso, pude aprender muitas coisas. O universo das informações nos permite muito crescimento pessoal e intelectual, desde que saibamos como lidar com esse volume de informações, e com as demais pessoas que fazem parte deste universo. Lidar com elas, as pessoas, aliás, não é tão difícil, já que a maioria dos nossos analistas e jornalistas, são intelectualmente muito limitados. A maioria não pode sequer ser chamada de jornalista, pois desonra a profissão! São apenas militantes ideológicos de esquerda!

Mas, ainda pior que os jornalistas militantes, são aqueles que consomem as informações produzidas por eles. Me pergunto: será que a nossa população já perdeu o seu censo crítico, a ponto de não ser mais capaz de detectar por conta própria as falácias e mentiras destes militantes da informação?

A maioria das pessoas foi doutrinada pela esquerda (sem saber) durante décadas, e é até compreensível que estas pessoas tenham dificuldades intelectuais de perceber as manipulações que ocorrem diariamente na velha imprensa. O que não é compreensível, é que as pessoas que se identificam como sendo de direita, e defensoras dos valores conservadores, ainda sejam incapazes de perceber as citadas manipulações.

O que dizer de leitores de direita que questionam a veracidade de uma informação divulgada pela mídia independente, usando o argumento que "ain, a Globo ainda não mostrou isso"? Obviamente, o questionamento é saudável, faz parte do processo de apreensão do conhecimento. Não sou, de forma alguma, contra o questionamento daquilo que publico ou daquilo que é publicado pelas mídias independentes. Só me recuso a aceitar que pessoas que se dizem de direita questionem tais conteúdos, usando tais argumentos! Pois tais argumentos mostram que estas pessoas ainda estão dependentes da velha mídia! Sobem a hashtag #GloboLixo nas redes sociais e depois correm para assistir ao Jornal Nacional

São essas pessoas que ajudam, até mesmo de forma inconsciente, a manter a velha imprensa respirando e mantendo o seu ataque constante ao governo e ao presidente. Ao questionar pessoas desse grupo, que se dizem combatentes contra as fake news, mas não vivem sem a Globo ou a Folha de São Paulo, certa vez recebi a seguinte resposta: "preciso acompanhá-los para saber o que fazem, para melhor combatê-los". A um observador desatento, tal justificativa pode até parecer lógica. Mas é tão enganadora quanto o conteúdo consumido por essas pessoas! Por uma simples razão: sabemos o que esses veículos de mídia produzem: MENTIRAS!!!

Eu não preciso assistir aos programas da Globo, ou ler a Folha ou o Estadão, para saber que seus conteúdos são mentirosos e manipuladores. Não preciso perder o meu tempo dando audiência a esses veículos, nem contribuindo para a sua sobrevivência.

Me decepcionei muito com vários membros da direita, que apesar do discurso repetir os conteúdos de direita, na prática são tão intelectualmente vazios quanto os esquerdistas. Ao invés de apoiar a mídia independente, ajudando as pessoas a vencerem a dependência da velha mídia, nos apunhalam pelas costas, e nos jogam aos leões, nos tratando como se fôssemos nós o mal a ser combatido.

Nossa sociedade ainda é muito imatura nas questões políticas. Avançamos bastante, mas nossa sociedade mostra vários sinais de que ainda não avançou em muitas áreas. A área da informação é uma delas. O próprio pânico geral causado pela pandemia mostra que a velha imprensa ainda tem muito poder de convencimento e ainda goza de certa credibilidade junto a uma parcela significativa da população.

E tudo isso mostra que nós, da mídia independente, temos um imenso desafio pela frente. Desistir não é uma opção, mas confesso que há momentos que dá vontade de largar tudo! Mas ainda não consigo delegar a luta pela garantia do meu futuro e do futuro do meu país a terceiros!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro