Recomeço

Reproduzo abaixo o meu mais recente artigo publicado em minha coluna Conexão Japão, da revista digital Vida Destra:

Recomeço




Amigos leitores, normalmente eu escrevo sobre assuntos diversos, principalmente sobre economia e política, que são dois temas que despertam o meu interesse! Mas hoje neste artigo, escrito depois de duas semanas ausente do ambiente virtual, gostaria de escrever sobre o motivo desta minha recente ausência. Este será um artigo autobiográfico, no qual pretendo aproveitar a oportunidade que estou tendo neste momento para expressar minhas ideias, pensamentos e sentimentos sobre o momento atual da minha vida!

Nunca escondi a minha condição de deficiente visual. Perdi totalmente a visão do meu olho direito há muitos anos e possuía aproximadamente 40% de visão no meu olho esquerdo. Eu sempre soube que a minha visão iria se deteriorar de forma gradativa à medida que eu fosse envelhecendo, e que provavelmente terminaria a vida cego. Tudo por culpa de um glaucoma congênito, que faz com que a pressão intraocular aumente de forma descontrolada, causando sérios danos à estrutura do olho e ao nervo óptico. E como toda doença crônica, exige tratamento constante, feito principalmente através de colírios. Mas o que eu não esperava é que este processo de deterioração fosse acelerar e que a cegueira pudesse se tornar parte da minha vida agora!

Nas últimas semanas minha visão deteriorou muito rapidamente, ao ponto de eu não conseguir realizar tarefas simples sem o auxílio de alguém. Tarefas banais como usar o celular ou o computador se tornaram tarefas impossíveis! Daí a minha ausência dos ambientes virtuais! Eu não conseguia usar as ferramentas tecnológicas necessárias para interagir nestes ambientes! Além disso, diante do agravamento do meu problema, a última coisa com a qual me preocupei foram as redes sociais! Não por desprezo aos meus amigos e leitores, os quais estimo muito, mas porque fui tomado de um compreensível egoísmo, que creio ser perdoável nesse caso!

A clínica oftalmológica onde me tratei nos últimos anos não pôde fazer nada para me ajudar, e depois de terem indicado todos os colírios disponíveis no mercado para o tratamento do meu caso, meu médico achou melhor me encaminhar para o Hospital Regional, onde eles teriam condições de realizar uma cirurgia, único recurso restante no meu caso, que não restaurará a visão perdida, mas tentará deter a deterioração da minha visão. Infelizmente o médico do Hospital Regional considerou o meu caso muito grave e a cirurgia complexa demais para ser realizada por eles. Desta forma, vão me encaminhar para um hospital especializado, localizado na cidade de Nagoya, capital da província onde eu resido. Estou neste momento passando por um check-up completo pré operatório.

Obviamente toda esta situação provocou uma avalanche de sentimentos e emoções. Me senti impotente diante dos fatos, irado por me tornar tão dependente de outras pessoas, profundamente triste por ter que abandonar projetos aos quais dediquei tanto tempo e energia!  De repente parecia que a minha vida tinha encurtado junto com a minha visão! Já sofri de depressão no passado, por isso também senti medo de ter uma recaída. Mas sempre tentei ser uma pessoa pragmática, e não me permiti ficar prostrado por muito tempo! Chorei e esbravejei, mas sabia que não poderia ficar assim para sempre! Busquei forças na minha fé em Deus, na minha família, que tanto tem me apoiado nestes dias difíceis, nos meus amigos, sejam reais ou virtuais! E decidi que seja lá o que for acontecer daqui pra frente, manterei a maioria dos meus planos, adaptando-os no que for necessário, mas fazendo o possível para não abandoná-los. Farei uso da tecnologia disponível para manter as minhas atividades online, em meu blog, aqui nesta coluna e no meu podcast! Meus valores e meus ideais não mudaram, o Brasil que desejo para o futuro também não mudou! E meu desejo de um dia ingressar na política para poder servir aos meus irmãos brasileiros também não mudou! Os planos podem até sofrer algumas alterações, mas os objetivos a serem atingidos seguem os mesmos!

Longe de mim ficar no papel de vítima ou no coitadismo! Estou escrevendo tudo isto hoje, porque quero compartilhar com meus amigos leitores a minha verdade, a minha humanidade, e que esta minha luta possa servir de incentivo e estímulo a quem se encontrar em situações nas quais não parece haver saída! Sempre há uma saída! Sempre há uma solução! Estou reaprendendo a viver, reaprendendo a fazer as coisas mais simples! Estou tendo a oportunidade de recomeçar, e este é o lado positivo de tudo o que está acontecendo! E aos que não estão enfrentando dificuldades deste nível, recomendo que tenham fé, fortaleçam os laços familiares, cultivem as amizades, e lutem para que os seus projetos e sonhos se tornem realidade! Eu seguirei com vocês, lutando por um Brasil melhor, enquanto Deus me permitir! Que o Senhor abençoe a todos nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A prisão de Roberto Jefferson

Sejam Bem-vindos!

A demissão de Sérgio Moro